quarta-feira, fevereiro 1, 2023
InícioEconomia e NegóciosEncosto para motos com porta-treco: conheça o projeto que garante maior conforto...

Encosto para motos com porta-treco: conheça o projeto que garante maior conforto para pilotos

Seja por hobby, paixão ou trabalho, a moto é a opção de muitas pessoas que querem se locomover pelas ruas da cidade ou por estradas. Além de utilizar menos combustível, esse meio de transporte também oferece maior mobilidade, principalmente nos grandes centros urbanos.

Mas se por um lado ter uma moto representa economia e muita agilidade, por outro a postura incorreta ao pilotar esse tipo de veículo pode causar inúmeros problemas de saúde. Dor lombar, cervical, dorsal, escoliose e até hérnia de disco estão na lista de doenças relacionadas ao uso de moto.

Apesar disso, a venda de motocicletas não para de crescer no país. Atualmente, são mais de 33 milhões de pessoas circulando diariamente em todo o Brasil sobre duas rodas, de acordo com dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Somente nos últimos cinco anos, o número de habilitados para este tipo de veículo cresceu 17,5%.

De olho nesse mercado em expansão, Sérgio Serra, integrante do time da Associação Nacional do Inventores (ANI), desenvolveu um encosto para pilotos de motos. Além de oferecer maior conforto a quem anda sobre duas rodas por aí, já que mantém a coluna alinhada durante o trajeto, a invenção conta com um compartimento para armazenagem de objetos.

“Especialistas acreditam que manter uma boa postura, ou seja, manter a coluna em posição neutra, sem comprometer a sua curvatura natural, é o ideal para prevenir muitos problemas. Por isso, quando se fala em pilotagem, seja a trabalho ou lazer, é necessário ser ainda mais cuidadoso e precavido com a saúde de inúmeras maneiras. Por isso, criei o único encosto do mundo para piloto de motos”, comenta o inventor do projeto.

Serra ressalta que o encosto para moto tem como vantagem um mecanismo de ajuste dimensional, ou seja, pode ser usado em diferentes modelos de moto, além de contar com a possibilidade de ser ajustado conforme a altura de quem está pilotando a motocicleta.

Segundo ele, o produto ainda oferece muita facilidade para ser retirado e colocado em qualquer moto. “Esse encosto é universal de formas diferentes, o que dá a possibilidade de ser usado por muitos tipos de pessoas, além de se adequar a qualquer biotipo corporal e em variados modelos de moto”, explica.

Outro diferencial, de acordo com Serra, é a grande praticidade no dia a dia, já que é possível transportar diferentes itens no compartimento porta-trecos. Como se não bastasse, ele ainda enumera mais uma utilidade. “É possível fazer a personalização do encosto usando a logomarca de empresas, servindo de ‘propaganda móvel’, o que pode contribuir para uma renda extra no final do mês”, destaca.

O projeto batizado de “Disposição Construtiva Aplicada em Encosto com Compartimento para Armazenagem de Objetos Diversos para Pilotos” já teve seu protótipo testado e aprovado, bem como patente requerida junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). O próximo passo, agora, é produzir e comercializar o produto em grande escala. Para tanto, Sergio Serra busca por investidores para seu invento por meio do licenciamento ou venda da patente. Para fazer parte do projeto ou obter outras informações sobre o encosto para motos, entre em contato com a ANI.

Serviço:

Associação Nacional dos Inventores (ANI)

Endereço: Rua Dr. Homem Melo, 1109, São Paulo (SP)

Contato: (11) 3670-3411 | (11) 94738-4249

Site: www.inventores.com.br

Facebook: inventores.com.br

Instagram: @aniinventores

YouTube: ANI Inventores

Deixe uma resposta

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Valéria on Funk consciente