domingo, junho 26, 2022
InícioCelebridades"Exposição Encontros" sob curadoria de Juliane Mai

“Exposição Encontros” sob curadoria de Juliane Mai

“Exposição Encontros” sob curadoria de Juliane Mai. Aconteceu neste ultimo (05/11) a Exposição “Encontros”, na  Casa das Artes Regina Simonis, com todo seu estilo exuberante carregado de história , na charmosa cidade Santa Cruz do Sul – RS.

O ambiente expográfico foi minimamente planejado visando criar um clima aconchegante, convidativo, baseado na ideia de uma praça, local que costuma ser ponto de encontros para conversas, comemorações, meditações, brincadeiras e distrações. Os bancos, em estilo francês, as luminárias de jardins e as plantas, aliados às luzes e ao aroma do ambiente, formam esse espaço.

Sob curadoria de Juliane Mai , que desde 2008 acompanha de perto a trajetória de artistas incríveis da região. A jovem artista plástica bastante conhecida em São Paulo – SP , afirmava sentir-se honrada em fazer essa curadoria.

A Mostra reuniu obras fortes, resultado do trabalho árduo de pesquisa e aprimoramento das técnicas. Te convido agora a sentar e apreciar os detalhes desse lindo encontro.

A artistas plásticas Cynthia Scanavino, Elusa Borowski e Traudi Meurer inauguram a exposição  da Casa das Artes Regina Simonis, com suas linhas particulares de trabalhos que se unem em uma mostra pra lá de especial.

Cada uma delas possui um estilo único, que forma suas identidades artísticas, desenvolvidas e aprimoradas ao longo de décadas, sob o olhar apurado da artista visual e professora de artes Márcia Marostega.

A Mostra reuniu obras fortes, resultado do trabalho árduo de pesquisa e aprimoramento das técnicas. Te convido agora a sentar e apreciar os detalhes desse lindo encontro.

Sobre as artistas

Cynthia Scanavino – É natural de Erechim/RS. Vive e trabalha em Santa Cruz do Sul/RS. Bacharel em Ciências Jurídicas, exerceu sua profissão junto ao Tribunal de Contas/RS como Auditora Pública Externa durante 28 anos. Vem ao longo dos anos se especializando na arte da pintura, onde se realiza.

Iniciou seu contato com pintura a óleo em 1979 estudando com o Professor Brilhante na Igreja do Rosário, em Porto Alegre.

Cursou Desenho em Porto Alegre e na Accademia del Giglio di Pontenani Cecilia – Florença / Itália. Atualmente, frequenta o curso de pintura de retratos a óleo no estilo impressionista, com o artista Theo Felizzola.

Já participou de várias exposições individuais e coletivas tendo obtido diversas premiações. Desenvolve sua técnica com base no Impressionismo clássico com nuances no Neoimpressionismo e no Expressionismo com ênfase na figura humana por ser algo que a fascina (o olhar, a expressão, o significado). Desde 2003 encontra-se sob a tutoria da artista Márcia Marostega, a quem admira pelo talento e motivação.

Elusa Borowski Morsch – É natural de Santa Cruz do Sul, onde reside até hoje.

Cursou Especialização em Educação Infantil, na UNISC- Universidade de Santa Cruz do Sul. Exerceu o magistério na Escola Estadual Gaspar Bartholomay e coordenação da Educação Infantil da Região Escolar, na 6ª Coordenadoria de Educação.

Em 1997 iniciou o contato com a arte, no Programa UNIARTE da UNISC, sob orientação da artista plástica Márcia Marostega. Participou de diversas exposições coletivas e individuais, somando vários prêmios nacionais.

Elisa trabalha com tinta acrílica usando tela como suporte. Desenvolve seu trabalho em forma de séries, procurando explorar todas as possibilidades que o tema elencado propicia.

Traudi Meurer – É natural de Santa Cruz do Sul onde vive até hoje. Cursou Ciências Contábeis na UNISC – Universidade de Santa Cruz do Sul e exerceu atividades na Caixa Econômica Federal da cidade, por 24 anos consecutivos. Em 1997 iniciou o contato com as artes no Programa UNIARTE da UNISC, sob orientação da professora e artista plástica Márcia Marostega, e desde 2011 frequenta o seu Ateliê.

Participou de inúmeras exposições coletivas e individuais, somando diversos prêmios. Traudi trabalha com acrílica e óleo sobre tela. Possui duas séries principais de trabalho: a primeira se chama “Do Fundo do Mar…”, com temática marinha, predominando o uso de conchas; e a mais recente, inspirada no Neoconcretismo, “Movimentos”, com obras geométricas que apresentam um efeito de tridimensionalidade nas formas entrelaçadas, na harmonia cromática pelo contraste, somadas as sombras que permeiam os planos em movimento.

“Exposição Encontros” sob curadoria de Juliane Mai

Casa das Artes Regina Simonis e Associação Pró-Cultura Santa Cruz do Sul – A Associação Pró-Cultura de Santa Cruz do Sul foi fundada por um grupo de pessoas voluntárias apreciadoras de Arte, representantes de diversos segmentos da comunidade santa-cruzense, no dia 16 de junho de 1988. Sua sede inicial foi o Centro de Cultura Jornalista Francisco J. Frantz, antiga Estação Férrea.

Posteriormente, em 1993, a Associação Pró-Cultura passou a ocupar o prédio do antigo Banco Pelotense, construído em 1922, situado na Rua Marechal Floriano, 651, no Centro de Santa Cruz do Sul. Construído  em estilo eclético, com elementos neoclássicos, o local pertence ao Estado e foi tombado pelo IPHAE (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado), sendo cedido para a Associação Pró-Cultura em 28 de abril de 1994. Em 1995, a sede da Associação recebeu o nome de “Casa das Artes Regina Simonis”, em homenagem à artista plástica santa-cruzense.

A Associação Pró-Cultura de Santa Cruz do Sul, administrada, exclusivamente, por pessoas voluntárias da comunidade, é mantenedora da Casa das Artes Regina Simonis.

Juliane Mai

Curadora de Arte

Contatos pelo WhatsApp: 11 9 6388 6395 

Outras informações:

Para compor o catálogo virtual da exposição e gerar conteúdo para as mídias audiovisuais durante o mês de novembro, convidamos autoridades ligadas à cultura para nos dar um parecer quanto às suas visões particulares sobre a Arte, a Cultura, as Artistas e a Casa das Artes Regina Simonis / Pró-Cultura.

https://issuu.com/julianemai/docs/catalogo_exposicaoencontros

Fotos: Acervo pessoal
Fonte: COSTA CONSULTING CO

Edição: Costa Consulting Co

Saiba mais : https://lifefashionmag.com/galeria-roberto-camasmie-apresenta-exposicao-pantanal-e-a-physis-olhar-o-presente-para-ver-o-futuro/

 

 

Sula Costa
Sula Costahttp://www.sulacosta.com
Sula Costa nasceu em Anápolis, GO. Jornalista e empresária, estudou marketing no Brasil. Em NY, trabalhou com produtoras cinematográficas internacionais, Organizações de Instituto de Pesquisa em Preservação do Meio ambiente na ONU. Estudou produção de TV na Califórnia , designer gráfico e fotografia em NY. Trabalhou em projetos de restauração,construção e intervenção, planejamento culturais para o Brasil . Cobriu os principais eventos econômicos do Brasil em New York; trabalhou como correspondente internacional para o jornalista Gilberto Amaral e Casa do Brasil Internacional em Nova Iorque. É Diretora Executiva da Costa Consulting,, empresa de consultoria e fomento cultural em Brasilia e, World Art Show em Sao Paulo, empresa que apoia a arte visual do Brasil.

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Valéria on Funk consciente