segunda-feira, março 8, 2021
No menu items!
Início Cultura Resenha de Campeões resgata memória do futebol brasileiro

Resenha de Campeões resgata memória do futebol brasileiro

No dia 21 de junho de 2020, o Brasil comemorou 50 anos da conquista do TRI Campeonato mundial de futebol. Remontando os eventos e protagonistas que fizeram a história da Copa do Mundo ao longo do tempo. Uma história que é a mesma dos povos e nações participantes, que nas seleções de futebol sempre expressaram seu modo de ser. Muitos dos campeões que levantaram a taça eram um verdadeiro símbolo, não só para os fãs, mas também para a nação e o tempo em que viveram. A Copa do Mundo é um momento cultural histórico especialmente para os brasileiros. A história de campeões no período do milagre econômico, de reformas estruturais, da época de crescimento elevado, do pensamento de “Brasil Potencia” marcado por influencias diretas na política e na economia.

Um marco que impulsionou novos conceitos democráticos, o desenvolvimento tecnológico em todas as áreas da indústria, agricultura, novas tendências da moda e inovação dos meios de comunicação. Na Copa do mundo de futebol é um evento de mídia por excelência e nenhuma outra transmissão de televisão já atingiu o numero de espectadores como os eventos de futebol mais importantes costumam fazer. É notório que o futebol no Brasil em comparação com outros países tem um significado especial, uma sensação inigualável de orgulho e patriotismo.

50° ANIVERSARIO DO FUTEBOL QUE REPRESENTA O BRASIL COMEMORADO COM O PROJETO RESENHA DE CAMPEÕES.

CULTURA E FUTEBOL ENTRE ITÁLIA E BRASIL

As distâncias culturais entre Itália e Brasil foram associadas aos estereótipos e pelas características culturais dos dois países. Os brasileiros e italianos individuados e apresentados ao mundo esportivo pela própria estoria no decorrer do tempo. BRASILE , o triunfo do futebol arte, do futebol dançado, do futebol carnaval,alegre e irreverente, tipico do modo de ser e fazer dos brasileiros.Como sabemos somos conhecidos, associados, predispostos no mundo ao bom humor, ao prazer de jogar consigo mesmo e com os outros, pela alegria, danças e ritmos,carnaval ,energia positiva e outros elementos que temos no sangue.

ITÁLIA no futebol como na vida tem uma coisa que os italianos conhecem bem que é a arte de ser pontual, o modo pratico de agir, os truques para se saírem de situações difícieis ou desfavoráveis diante de inimigos aparententemente insuperáveis. A natural capacidade de obter alguma coisa positiva dos eventos, de superar as tragedias e a guerra.E uma característica italiana muito admirável de reconstruir-se das ruínas . A Imagem do povo italiano foi construída e registrada com a sua própria história. Acreditem ou não, seja apaixonado ou não por futebol, uma coisa é certa. Conceitos, teses e numerosas teorias passaram a fazer parte do senso comum, das anedotas, dos bate-papos na mesa de bar, nas revistas, jornais, blogs , redes sociais, na TV, repetidos quotidianamente desde tempos remotos.

Para os opinionistas e profissionais o Brasil ou Itália, o modo em que se joga bola è um reflexo das características nacionais.Um contexto muito significativo e evolutivo que a partir da histórica Copa de 1970 reforçou ainda mais todos os conceitos.Esse grande evento fortaleceu uma correta integração e vínculos de amizade entre os países ate os dias atuais.Ao longo do tempo o futebol se aprimorou e reinventou-se.Em tempos de pandemia , surge no Brasil , o Projeto Resenha de Campeões que orgulhosamente oferece uma oportunidade unica de entrar neste mundo que é geralmente considerado folclórico, mas que na verdade tem uma importante base histórica e cultural.

Oportunamente a história do futebol será relembrada e contada pelos ex-atletas tri campeões , por parte da comissão técnica, por todos in memoriam que representaram os momentos de gloria juntamente com parentes próximos e amigos dos campeões que de certa forma fazem parte da historia. Previsto para junho de 2021 um evento virtual de grande dimensão com alta tecnologia.

O QUE É O PROJETO RESENHA DE CAMPEOES?

O paulistano Paulo Laizo,, apaixonado por futebol e idealizador do projeto

“A história que tem que ser revista e reeditada, eu sou um mero ser humano em fase de evolução, somente gostaria que os cidadãos brasileiros, entendessem que o futebol aconteceu como um fenômeno que contribuiu para transformação da identidade cultural do povo brasileiro”. (Paulo Laizo)

Nascido em São Paulo , Paulo Laizo é idealizador do projeto. Atuou vários anos como  repórter fotográfico objetivando resgatar a história sócio-cultural, econômica da época referenciada, do TRI Campeonato mundial criou uma iniciativa para homenagear a verdadeira identidade do futebol brasileiro. O foco da proposta é relembrar a representação desse titulo e a sua importância a nível mundial. Paulo Laizo projetou uma conexão de cultura e futebol entre Itália e Brasil inserindo participantes na sua maioria italo-brasileiros A equipe de Paulo Laizo é formada por Guilherme Andreoli, Fabio Munarin e Roberto Machado.A iniciativa conta com a colaboração da Associação dos Campeões Mundiais do Brasil,Jornal Gazzettino italiano Patagonico, Associação A.I.M per l’Italia nel Mondo e as empresas Power Move, Com Brasil e Bram Films. Além do apoio, parcerias e participação de jornalistas internacionais, empresas, associações, clubes, círculos e entes culturais.

O convite é aberto aos amantes de esporte e cultura e a expectativa è de inúmeras adesões. A modalidade do social meeting é uma live solidaria com a duração de duas horas e trasmitida em todas as plataformas digitais. Desenvolvida com um rico roteiro de entrevistas dos jogadores, comentários e testemunhos de personagens ilustres do mundo esportivo,relatos de convidados especiais, dos familiares de técnicos e jogadores. A divulgação dar – se á neste mês com a sensibilização do público, das midias e e entrevistas de alguns craques. Será fixada em breve a data do encontro. Maravilhosa ideia para celebrar e homenagear nossos campeões e incentivar novos jovens talentos. Projetos como esse incentivam as boas práticas de ajuda humanitária, fomentam a cultura e moldam os princípios de cidadania, . Além de, promover o resgate de marcos históricos da verdadeira identidade brasileira e a manutenção de pontes de amizades entre os países. Neste momento em que o país e o mundo está passando, precisamos ter e ser exemplos para futuras gerações.Vamos ser solidários, destacando assim, as atuações dos profissionais envolvidos, as parcerias e o apoio de empresas e empresários que tenham uma visão comunitária, para enfrentar coletivamente essa atual situação. Sandra Bandeira Nolli.

Fotos: Divulgação / Acervo Pessoal
Fonte: Sandra Bandeira
Edição: Assessoria de Imprensa / Costa Consulting Co
Saiba mais: https://lifefashionmag.com/escritora-brasileira-e-sucesso-na-italia/

Sula Costahttp://www.sulacosta.com
Sula Costa é goiana, natural de Anápolis, GO. Formou-se em Publicidade, Marketing e Jornalismo. Em NY, trabalhou com produtoras cinematográficas internacionais, Organizações de Instituto de Pesquisa em Preservação do Meio ambiente na ONU. Estudou produção de TV na Califórnia , designer gráfico e fotografia em NY. Trabalhou em projetos de restauração,construção e intervenção, planejamento culturais para o Brasil . Cobriu os principais eventos econômicos do Brasil em New York; trabalhou como correspondente internacional para o jornalista Gilberto Amaral. É Diretora Executiva da Costa Consulting,,, empresa de consultoria e fomento cultural em Brasilia e, World Art Show em São Paulo, empresa que apoia a arte visual do Brasil.

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments