terça-feira, outubro 19, 2021
InícioCulturaPremio Luiza Mahin - Edicao 2021

Premio Luiza Mahin – Edicao 2021

Premio Luiza Mahin – Edicao 2021. Reconhecendo o trabalho de mulheres negras comprometidas com a valorização da cultura negra, a premiação leva o nome da ex-escrava africana, provavelmente originária da Costa de Mina, que teria conseguido comprar sua liberdade e organizado diversos levantes de escravos, que sacudiram a Província da Bahia nas primeiras décadas do Século XIX.

Em celebração ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, comemorado no dia 25 de julho, a SMDHC, por meio da sua Coordenação de Promoção da Igualdade Racial, promove pelo segundo ano o prêmio Luiza Mahin.

As homenageadas são selecionadas por meio de indicações realizadas por entidades ligadas ao movimento social negro e de mulheres, e as inscrições podem ser enviadas até o dia 18 de julho. Acesse o edital completo pelo link https://bit.ly/LMahin

#PraCegoVer
Arte anuncia que estão abertas as inscrições para o Prêmio Luiza Mahin, em homenagem ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha (25/07). A ação reconhece o trabalho de mulheres negras comprometidas com a valorização da cultura negra, e as inscrições ficam abertas até 18/07.

Prefeito cria Prêmio Luiza Mahin em São Paulo

Honraria será dada a mulheres que que lutam pela inclusão social e a luta antidiscriminatória na cidade de São Paulo

O prêmio Luiza Mahin entrou em vigor através de decreto no dia 15 de abril. O título será concedido a sete mulheres negras comprometidas com a valorização da cultura negra. A responsável pela premiação é a Coordenadoria de Assuntos da População Negra (CONE), da Secretaria de Participação e Parceria (SMPP).

A premiação é uma homenagem ao Dia da Mulher Negra da América Latina e do Caribe, e será concedida a mulheres escolhidas a partir de indicações feitas por entidades ligadas ao movimento social negro e às redes sociais negras. A preferência é pelas mulheres que lutam pela inclusão social e a luta antidiscriminatória.

As vencedoras ganham um diploma confeccionado em impresso próprio e uma estatueta estilizada simbolizando Luiza Mahin. A entrega das honrarias será realizada pelo prefeito ou por delegação deste ao secretário da SMPP, em cerimônia pública, e vai ocorrer todo dia 25 de julho. Além disso, as premiações decorrentes serão registradas em livro próprio, denominado Livro Tombo de Registro do Prêmio Luiza Mahin, que será assinado pela homenageada.

Luiza Mahin

Mulher negra, nascida do séc XIX, da tribo Mahin, trazida para Bahia como escrava. Liderou a Revolta dos Malês, uma das maiores rebeliões de escravos ocorridas em solo baiano. Caso o levante dos Malês tivesse sido vitorioso, Luísa teria sido reconhecida como Rainha da Bahia.

Ela foi surpreendida com seu grupo pela força policial, obrigados a se lançarem em combate foram derrotados. Luiza e outras lideranças conseguiram escapar da perseguição, partiu para o Rio de Janeiro, deixando seu filho, Luis Gama – com apenas cinco anos de idade -, aos cuidados do pai.

Fotos: Acervo pessoal
Fonte: Andre Pomba
Edição: Costa Consulting Co
Saiba mais https://lifefashionmag.com/artista-plastico-paulo-lattarullo-exibe-obra-inedita-em-sao-paulo/

Sula Costahttp://www.sulacosta.com
Sula Costa é goiana, natural de Anápolis, GO. Formou-se em Publicidade, Marketing e Jornalismo. Em NY, trabalhou com produtoras cinematográficas internacionais, Organizações de Instituto de Pesquisa em Preservação do Meio ambiente na ONU. Estudou produção de TV na Califórnia , designer gráfico e fotografia em NY. Trabalhou em projetos de restauração,construção e intervenção, planejamento culturais para o Brasil . Cobriu os principais eventos econômicos do Brasil em New York; trabalhou como correspondente internacional para o jornalista Gilberto Amaral. É Diretora Executiva da Costa Consulting,,, empresa de consultoria e fomento cultural em Brasilia e, World Art Show em São Paulo, empresa que apoia a arte visual do Brasil.

Deixe uma resposta

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Valéria on Funk consciente