terça-feira, setembro 27, 2022
InícioSem categoriaVia Cultural abre vagas para curso Memórias Construídas em parceria com SESC...

Via Cultural abre vagas para curso Memórias Construídas em parceria com SESC Belenzinho

Via Cultural abre vagas para curso Memórias Construídas em parceria com SESC Belenzinho. A  partir do dia 16/08 abrem as inscrições para o curso que tem introduções temáticas, dinâmicas e reconhecimento do território, iniciam-se as oficinas do Memórias Construídas.

O Instituto Via Cultural que preza pela construção de uma sociedade cultural cidadã e auto-suficiente abre inscrições para o curso Memórias Construídas, para o segundo semestre do curso, que já recebeu mais de 7600 jovens e adolescentes. O curso é gratuito e o público-alvo são adolescentes e jovens entre 14 e 21 anos que queiram ter uma formação cultural e social mais ampla e de forma criativa. As aulas começam no dia 30 de agosto, mas os inscritos devem se preparar para essa nova empreitada.

Memórias Construídas é um projeto do Instituto Via Cultural que acontece em unidades do SESC SP desde 2008, e, durante o afastamento social, teve suas aulas online com fomentos do SESC SP, Secretaria Municipal da Cultura e pelo PROAC ICMS 2021 da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Governo do Estado de São Paulo.

As disciplinas, são: fotografia, cinema, desenho e pintura, literatura, restauração e conservação patrimonial, história e ética, arquitetura, teatro, corpo e expressão.

Segundo a diretora do Instituto e coordenadora pedagógica do curso, Anna Lucia Marcondes, a programação é inclusiva e sua metodologia é focada na formação e capacitação dos participantes, promovendo o olhar pessoal e coletivo, onde o adolescente transita em ambientes de construção conjunta de conhecimento.

A assistente social Anaiza de Sousa destaca a metodologia desenvolvida pelo Instituto Via Cultural, que atua na construção de redes multiplicadoras. A partir de um indivíduo, mudanças podem acontecer e se capilarizar. Existe um olhar diferenciado para o adolescente onde as famílias também são envolvidas.

O Memórias Construídas trabalha com uma rede de parceiros das áreas da saúde e socioassistencial, escolas e instituições públicas e privadas. Está aberto a todos os interessados em arte e cultura.

Sobre a Via Cultural:

Fundado em 2005, o Instituto Via Cultural é uma OSCIP regulamentada e certificada pelo Ministério de Justiça desde 2008, Instituição Cultural reconhecida pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo em 2010, Ponto de Cultura da Prefeitura do Município de São Paulo desde 2014 e Ponto de Cultura certificado pela Secretaria Especial de Cultura do Ministério de Cidadania por meio da Secretaria de Diversidade Cultural a partir dos critérios da Lei Cultura Viva.

O Instituto atua como ferramenta para a construção de uma sociedade cultural cidadã e auto-suficiente, mantenedora dos seus bens e patrimônios, conhecedora de sua história, formação e importância, assim como propicia capacitação das comunidades locais para introdução ao mercado de trabalho e geração de recursos para sua subsistência. Tem o olhar voltado para a atuação artística e cultural como base de uma nova educação. Cria e coordena projetos ligados às artes, patrimônio histórico material e imaterial, artes visuais, audiovisuais, documentários, mostras, concursos e publicações especializadas ligadas aos projetos.

SERVIÇOS: Gratuito
Incrições:
https://www.viaculturalblog.org.br/inscricoes-1

Presencial
Terças, Quartas e Quintas
Manhã: 09h00 às 13h00
Tarde: 14h00 às 18h00
LOCAL:SESC Belenzinho
Rua Padre Adelino, 1000 – Belenzinho/SP

Tempo de Duração: de 16/08 a 20/12
Faixa etária: 14 A 21 ANOS
Incluso
Material utilizado em aula
Alimentação SESC
Carteirinha específica de Atividades SESC
Certificado de horas/aula
Exposição no final do semestre
Saídas Guiadas (Museus, Pontos Históricos da Cidade)

Foto : Acervo Pessoal

Fonte : Gretha Rossini

Edição: Costa Consulting Co

Saiba mais:https://lifefashionmag.com/restaurantes-do-pontao-participam-do-restaurant-week/

Sula Costa
Sula Costahttp://www.sulacosta.com
Sula Costa nasceu em Anápolis, GO. Jornalista e empresária, estudou marketing no Brasil. Em NY, trabalhou com produtoras cinematográficas internacionais, Organizações de Instituto de Pesquisa em Preservação do Meio ambiente na ONU. Estudou produção de TV na Califórnia , designer gráfico e fotografia em NY. Trabalhou em projetos de restauração,construção e intervenção, planejamento culturais para o Brasil . Cobriu os principais eventos econômicos do Brasil em New York; trabalhou como correspondente internacional para o jornalista Gilberto Amaral e Casa do Brasil Internacional em Nova Iorque. É Diretora Executiva da Costa Consulting,, empresa de consultoria e fomento cultural em Brasilia e, World Art Show em Sao Paulo, empresa que apoia a arte visual do Brasil.

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Valéria on Funk consciente