segunda-feira, junho 5, 2023
InícioCulturaResenha de Campeões resgata memória do futebol brasileiro

Resenha de Campeões resgata memória do futebol brasileiro

No dia 21 de junho de 2020, o Brasil comemorou 50 anos da conquista do TRI Campeonato mundial de futebol. Remontando os eventos e protagonistas que fizeram a história da Copa do Mundo ao longo do tempo. Uma história que é a mesma dos povos e nações participantes, que nas seleções de futebol sempre expressaram seu modo de ser. Muitos dos campeões que levantaram a taça eram um verdadeiro símbolo, não só para os fãs, mas também para a nação e o tempo em que viveram. A Copa do Mundo é um momento cultural histórico especialmente para os brasileiros. A história de campeões no período do milagre econômico, de reformas estruturais, da época de crescimento elevado, do pensamento de “Brasil Potencia” marcado por influencias diretas na política e na economia.

Um marco que impulsionou novos conceitos democráticos, o desenvolvimento tecnológico em todas as áreas da indústria, agricultura, novas tendências da moda e inovação dos meios de comunicação. Na Copa do mundo de futebol é um evento de mídia por excelência e nenhuma outra transmissão de televisão já atingiu o numero de espectadores como os eventos de futebol mais importantes costumam fazer. É notório que o futebol no Brasil em comparação com outros países tem um significado especial, uma sensação inigualável de orgulho e patriotismo.

50° ANIVERSARIO DO FUTEBOL QUE REPRESENTA O BRASIL COMEMORADO COM O PROJETO RESENHA DE CAMPEÕES.

CULTURA E FUTEBOL ENTRE ITÁLIA E BRASIL

As distâncias culturais entre Itália e Brasil foram associadas aos estereótipos e pelas características culturais dos dois países. Os brasileiros e italianos individuados e apresentados ao mundo esportivo pela própria estoria no decorrer do tempo. BRASILE , o triunfo do futebol arte, do futebol dançado, do futebol carnaval,alegre e irreverente, tipico do modo de ser e fazer dos brasileiros.Como sabemos somos conhecidos, associados, predispostos no mundo ao bom humor, ao prazer de jogar consigo mesmo e com os outros, pela alegria, danças e ritmos,carnaval ,energia positiva e outros elementos que temos no sangue.

ITÁLIA no futebol como na vida tem uma coisa que os italianos conhecem bem que é a arte de ser pontual, o modo pratico de agir, os truques para se saírem de situações difícieis ou desfavoráveis diante de inimigos aparententemente insuperáveis. A natural capacidade de obter alguma coisa positiva dos eventos, de superar as tragedias e a guerra.E uma característica italiana muito admirável de reconstruir-se das ruínas . A Imagem do povo italiano foi construída e registrada com a sua própria história. Acreditem ou não, seja apaixonado ou não por futebol, uma coisa é certa. Conceitos, teses e numerosas teorias passaram a fazer parte do senso comum, das anedotas, dos bate-papos na mesa de bar, nas revistas, jornais, blogs , redes sociais, na TV, repetidos quotidianamente desde tempos remotos.

Para os opinionistas e profissionais o Brasil ou Itália, o modo em que se joga bola è um reflexo das características nacionais.Um contexto muito significativo e evolutivo que a partir da histórica Copa de 1970 reforçou ainda mais todos os conceitos.Esse grande evento fortaleceu uma correta integração e vínculos de amizade entre os países ate os dias atuais.Ao longo do tempo o futebol se aprimorou e reinventou-se.Em tempos de pandemia , surge no Brasil , o Projeto Resenha de Campeões que orgulhosamente oferece uma oportunidade unica de entrar neste mundo que é geralmente considerado folclórico, mas que na verdade tem uma importante base histórica e cultural.

Oportunamente a história do futebol será relembrada e contada pelos ex-atletas tri campeões , por parte da comissão técnica, por todos in memoriam que representaram os momentos de gloria juntamente com parentes próximos e amigos dos campeões que de certa forma fazem parte da historia. Previsto para junho de 2021 um evento virtual de grande dimensão com alta tecnologia.

O QUE É O PROJETO RESENHA DE CAMPEOES?

O paulistano Paulo Laizo,, apaixonado por futebol e idealizador do projeto

“A história que tem que ser revista e reeditada, eu sou um mero ser humano em fase de evolução, somente gostaria que os cidadãos brasileiros, entendessem que o futebol aconteceu como um fenômeno que contribuiu para transformação da identidade cultural do povo brasileiro”. (Paulo Laizo)

Nascido em São Paulo , Paulo Laizo é idealizador do projeto. Atuou vários anos como  repórter fotográfico objetivando resgatar a história sócio-cultural, econômica da época referenciada, do TRI Campeonato mundial criou uma iniciativa para homenagear a verdadeira identidade do futebol brasileiro. O foco da proposta é relembrar a representação desse titulo e a sua importância a nível mundial. Paulo Laizo projetou uma conexão de cultura e futebol entre Itália e Brasil inserindo participantes na sua maioria italo-brasileiros A equipe de Paulo Laizo é formada por Guilherme Andreoli, Fabio Munarin e Roberto Machado.A iniciativa conta com a colaboração da Associação dos Campeões Mundiais do Brasil,Jornal Gazzettino italiano Patagonico, Associação A.I.M per l’Italia nel Mondo e as empresas Power Move, Com Brasil e Bram Films. Além do apoio, parcerias e participação de jornalistas internacionais, empresas, associações, clubes, círculos e entes culturais.

O convite é aberto aos amantes de esporte e cultura e a expectativa è de inúmeras adesões. A modalidade do social meeting é uma live solidaria com a duração de duas horas e trasmitida em todas as plataformas digitais. Desenvolvida com um rico roteiro de entrevistas dos jogadores, comentários e testemunhos de personagens ilustres do mundo esportivo,relatos de convidados especiais, dos familiares de técnicos e jogadores. A divulgação dar – se á neste mês com a sensibilização do público, das midias e e entrevistas de alguns craques. Será fixada em breve a data do encontro. Maravilhosa ideia para celebrar e homenagear nossos campeões e incentivar novos jovens talentos. Projetos como esse incentivam as boas práticas de ajuda humanitária, fomentam a cultura e moldam os princípios de cidadania, . Além de, promover o resgate de marcos históricos da verdadeira identidade brasileira e a manutenção de pontes de amizades entre os países. Neste momento em que o país e o mundo está passando, precisamos ter e ser exemplos para futuras gerações.Vamos ser solidários, destacando assim, as atuações dos profissionais envolvidos, as parcerias e o apoio de empresas e empresários que tenham uma visão comunitária, para enfrentar coletivamente essa atual situação. Sandra Bandeira Nolli.

Fotos: Divulgação / Acervo Pessoal
Fonte: Sandra Bandeira
Edição: Assessoria de Imprensa / Costa Consulting Co
Saiba mais: https://lifefashionmag.com/escritora-brasileira-e-sucesso-na-italia/

Sula Costa
Sula Costahttp://www.sulacosta.com
Sula Costa nasceu em Anápolis, GO. Jornalista e empresária, estudou marketing no Brasil. Em NY, trabalhou com produtoras cinematográficas internacionais, Organizações de Instituto de Pesquisa em Preservação do Meio ambiente na ONU. Estudou produção de TV na Califórnia , designer gráfico e fotografia em NY. Trabalhou em projetos de restauração,construção e intervenção, planejamento culturais para o Brasil . Cobriu os principais eventos econômicos do Brasil em New York; trabalhou como correspondente internacional para o jornalista Gilberto Amaral e Casa do Brasil Internacional em Nova Iorque. É Diretora Executiva da Costa Consulting,, empresa de consultoria e fomento cultural em Brasilia e, World Art Show em Sao Paulo, empresa que apoia a arte visual do Brasil.

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Valéria on Funk consciente