Dia Internacional do Gamer lembra importância da pluralidade no cenário

0
182
Dia Internacional do Gamer lembra importância da pluralidade no cenário

Dia Internacional do Gamer lembra importância da pluralidade no cenário

*por Rodrigo Russano Dias

Em 29 de agosto, o mundo comemora o Dia Internacional do Gamer. A data, criada em 2008, na Espanha, nos serve de lembrete do quanto esta área do entretenimento e negócios é relevante e faz parte da vida de milhões de pessoas em todo o mundo. Seja com o antigo jogo da “cobrinha” nos celulares, as franquias populares nos mais diversos consoles, até os jogos online de última geração e os esports, a maioria dos brasileiros, com certeza, já se sentiu parte deste universo e também pode comemorar a data.

Desta vez, no entanto, gostaria de aproveitar a celebração para falar sobre diversidade, tão necessária em todas as áreas. Sabemos que a representatividade é essencial para o desenvolvimento não só do respeito, mas para a inclusão, empatia, troca de experiências e conhecimento. Todo mundo sai ganhando com a pluralidade, e no universo gamer não é diferente.

Fico feliz em observar o cenário evoluindo neste sentido: você sabia que, no Brasil, a maioria dos gamers são mulheres? Não? Pois é, uma pesquisa da Comscore, empresa com origem nos Estados Unidos que se dedica a pesquisas de comportamento na internet, revelou este dado, também reforçado pela última edição da Pesquisa Gamer Brasil que mostra as mulheres como 51,5% deste público. Ainda segundo o documento do Comscore, as mulheres ficam 10% de tempo a mais (ao mês) navegando pela categoria de games na internet, se comparadas com os homens.Dia Internacional do Gamer lembra importância da pluralidade no cenário

Particularmente, fico extremamente satisfeito em observar este avanço, isto porque, há alguns anos, o universo gamer era restrito à maioria masculina. Os ambientes, as conversas e até os próprios jogos eram criados de forma a deixar de lado as preferências de outros gêneros. A análise mostra que o setor tem ficado cada vez mais plural, o que é mais um motivo para comemorar!

Nós, da Nimo TV, já somos conhecidos por prezar as diferenças e dar oportunidade para uma nova geração de criadores de conteúdo, transformando suas vidas, o que me orgulha. Até por isso, no último mês de junho, comemoramos o mês do orgulho LGBTQIAP+ com ações para lá de divertidas com nossos streamers, e arrecadamos doações para ajudar parceiros importantes como a ONG Casa 1, que trabalha como centro de acolhida à comunidade.

Além disso, a Pesquisa Gamer Brasil também traz dados importantes relacionados ao jogador mobile, plataforma tão essencial na democratização do acesso aos games: 41,6% dos jogadores brasileiros preferem utilizar o smartphone para partidas online, sendo que 58,3% das mulheres e 31,2% dos homens preferem essa plataforma.

Mas, apesar da evolução, não podemos deixar de destacar que a diversidade ainda não é a realidade dos principais cenários gamers no país. Exemplo disso é um dado destacado pela Pesquisa Game Brasil 2021, onde quase metade da população gamer (46%) se declara branca e onde os homens ainda são a maioria em games por console (61,9%) e em PC gaming (59,6%).

É nosso dever continuar lutando para mudar este quadro e promover a maior inclusão de pessoas de outros gêneros, etnias e orientações sexuais, afinal, é apenas com a representatividade que podemos garantir a diversidade. Neste Dia Internacional do Gamer, há um pensamento o qual devemos nos concentrar: união e respeito são essenciais.

*Rodrigo Russano Dias é Head de PR e Social Media na Nimo TV Brasil.

Sobre a Nimo TV

Nimo TV é uma plataforma de streaming com foco na transmissão de jogos eletrônicos, conteúdos criativos e esports. Criada pela Huya, um dos maiores serviços de streaming de jogos da China, a Nimo TV chegou ao Brasil com o propósito de oferecer conteúdo de qualidade e divertir quem quer transmitir partidas ou assistir seus canais favoritos.  Em 2018, a Huya passou a ser listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE), após receber investimento de US$ 460 milhões da Tencent. Dentre os principais recursos da Nimo TV, estão o “Ultra HD Broadcasting”, “Video Second Open”, “Full Link Monitoring” e “Mobile Streaming”, que permite a transmissão de sessões de gameplay ao vivo diretamente do aparelho mobile para o aplicativo do serviço.

Site: https://www.nimo.tv/

Facebook: https://www.facebook.com/nimotvbrasilofficial/

Instagram: https://www.instagram.com/nimotv_brasil/

Twitter: https://twitter.com/NimoTV_Brasil

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCM2KZf8aWOCf7cqz4lrRejg

Discord: https://discordapp.com/invite/HndjeB5

Blog: http://nimotv.blog/

TikTok: https://www.tiktok.com/@nimotvbrasil

Leia tambem: Ator Anderson Di Rizzi é o mais novo Global a realizar transplante capilar

Deixe uma resposta