quinta-feira, dezembro 1, 2022
InícioCelebridadesNovembro Azul ganha destaque na Joh Mabe Espaço Arte & Cultura

Novembro Azul ganha destaque na Joh Mabe Espaço Arte & Cultura

Em um país como o Brasil, com tamanha diversidade cultural, a oportunidade de apreciar arte de qualidade se apresenta neste novembro quando as curadoras Maria dos Anjos Oliveira da Anjos Art Gallery e Nair Petry do Espaço Paulista de Arte abrem a exposição “Novembro Azul” na Joh Mabe / Espaço Arte & Cultura à Av. Brigadeiro Luís Antônio, 4225 – Jardim Paulista, São Paulo – SP.

Com prosseguimento até o dia 4 de dezembro, o vernissage acontece no dia 8 de novembro das 17 às 21h.

2022 é um marco para a história da arte nacional, neste ano é comemorado o centenário da Semana Da Arte Moderna, também conhecida como Semana de 22, isso significa que os centros culturais estão celebrando este marco. Devido a isso as curadoras elegeram o espaço de Joh Mabe, filho do famoso artista plástico Manabu Mabe, falecido em 1997 que inspirado por um sonho do pai, desde 1988, vem atuando no mercado de arte. Ao revelar jovens artistas e criar espaços para novos talentos exporem seus trabalhos dá continuidade ao legado de Manabu Mabe e contribui para o desenvolvimento da cultura brasileira nas artes visuais. Após 20 anos de trabalho o repertório da galeria se diversificou, abrindo espaço também para esculturas e fotografia

A mostra “Novembro AZUL”, que foca a conscientização de prevenção do câncer de próstata vai contar com obras inéditas e outras tantas que tiveram destaque para os artistas participantes em pintura, arte digital, desenho e fotografia. A seleção das curadoras reúne os artistas: Antonio Garcia, Bia Black, Celina Redoschi, Charles Oak, Elisabeth Wortsman, Elaine Janeiro, Eduardo Petry, Germilide Zandona, Gisele Faganello, Helenita Teixeira, Lisete Teresinha Chies, Maria Luísa Herszkowicz, Ulysses Galletti e Vânia Gagliardi.

Entenda quem foi Manabu Mabe

Nascido em 1924, em Kumamoto-Ken, situada na ilha de Kiushiu, Sul do Japão, Manabu Mabe foi pintor, gravador e ilustrador. Emigrou com a família para o Brasil em 1934, onde naturalizou-se e passou a trabalhar na lavoura de café em São Paulo.

Em 1957 vendeu o cafezal para dedicar-se exclusivamente à pintura. No ano seguinte, recebeu o Prêmio Leirner de Arte Contemporânea. Conquistou também o prêmio de melhor pintor nacional na 5ª Bienal Internacional de São Paulo e prêmio de pintura na 1ª Bienal de Paris.

Nos anos 1980 pintou um painel para a Pan American Union em Washington, Estados Unidos; ilustrou O Livro de Hai-Kais, tradução de Olga Salvary e edição de Massao Ohno e Roswitha Kempf; e elaborou a cortina de fundo do Teatro Provincial, em Kumamoto, Japão.

Serviço:

Novembro AZUL

Quando: 4 de novembro a 4 de dezembro de 2022

Onde: Joh Mabe / Espaço Arte & Cultura (Av. Brigadeiro Luís Antônio, 4225 – Jardim Paulista, São Paulo – SP).

Vernissage: 8 de novembro das 17 às 21h

Curadoria: Maria dos Anjos Oliveira (Anjos Art Gallery)

                   Nair Petry (Espaço Paulista de Arte)

Deixe uma resposta

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Valéria on Funk consciente