terça-feira, agosto 3, 2021
InícioCulturaMEU KANTINHO CENTRO DE CULTURA REALIZA MENTORIA PARA CARREIRA DE MÚSICO NO...

MEU KANTINHO CENTRO DE CULTURA REALIZA MENTORIA PARA CARREIRA DE MÚSICO NO PRÓXIMO SÁBADO

No próximo dia 20 (sábado), o Meu Kantinho Centro de Cultura realiza mais um evento do projeto Kanto de Liberdade – Música para Crescer. Trata-se do início do processo de mentoria para autogestão da carreira de músico, uma ação que visa à capacitação de jovens que desejam fazer da música o seu trabalho para a geração de renda. “Muitos dos nossos alunos acabam por seguir carreiras artísticas, então essa é uma maneira de ajudá-los nesta condução.”, diz Alessandra Clóvis, presidente do Meu Kantinho Centro de Cultura.


O professor de música e ex-aluno do Meu Kantinho, Patrick Angello, é o responsável pela mentoria junto aos alunos que, assim como ele, começaram suas trajetórias aprendendo as primeiras notas no Centro de Cultura. “Desde criança já com músicos do choro, aos 16 anos aprendi a tocar violão com o Cloves do Violão, importante compositor e músico de choro, hoje patrono in memoriam do Centro Cultural. Como professor de música, para mim é uma realização poder ensinar tudo aquilo que aprendi para outras crianças e adolescentes que sonham em seguir carreira na música”, diz Patrick.



Durante o período de três meses, entre março e maio de 2021, o espaço oferece aulas de violão, cavaquinho e flauta doce para 20 alunos com idade entre dez e 20 anos, com residência na região da Penha e adjacências e que estejam preferencialmente matriculados na rede pública de ensino. As turmas já estão fechadas. Todo o material de estudo é fornecido pelo projeto, que também oferece uma bolsa de 300 reais por mês aos seus alunos.


O projeto acontece graças ao Prêmio retomada Cultural, uma iniciativa do Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria do Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, e Meu Kantinho Centro de Cultura, através da Lei Aldir Blanc.






PROGRAMAÇÃO DO PROJETO



Dia 20/3

às 9h – Mentoria para autogestão da carreira de músico.

às 11h – Oficina de plantio em parceria com o projeto Penha Verde, no Parque Ary Barroso.



Dia 31/3, às 19h

LIVE “A importância do incentivo governamental para o futuro dos jovens do país”. Com a presença de produtores culturais da região da Penha e outras localidades do Rio de Janeiro.



Dia 17/04

às 9h Oficina de plantio em parceria com o projeto Penha Verde, no Parque Ary Barroso.



Dia 23/4

às 16h – Evento de encerramento do projeto, com apresentação dos alunos da oficina de música, em comemoração ao Dia de São Jorge e aniversário de Pixinguinha.



Sobre o Meu Kantinho Centro de Cultura



O Meu Kantinho Centro de Cultura é uma obra social, voltada a práticas musicais e socioambientais, que este ano faz 23 anos. Foi fundado em 1998 por Cloves do Violão, conhecido compositor de choro. Nesse contexto, Cloves deixou seu legado. Além da composição de mais de 150 canções, realizou seu sonho e fundou a escola para formar entre 60 e 70 alunos por ano. Até então, mais de 1.300 alunos foram beneficiados. Após a sua morte, em 2008, sua filha assumiu a gestão, agregando práticas socioambientais às aulas de música, e estabelecendo parcerias com outras instituições. Como o público da região não possui recursos para arcar com as mensalidades, o centro cultural utiliza um sistema de matrículas sociais em suas práticas econômicas.



https://www.meukantinho.com.br/

https://www.instagram.com/meukantinhocentrodecultura/

Deixe uma resposta

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Valéria on Funk consciente