sábado, janeiro 29, 2022
InícioCelebridadesMARIZA regressa ao NJPAC

MARIZA regressa ao NJPAC

MARIZA regressa ao NJPAC

A grande fadista MARIZA regressa ao NJPAC para um concerto em celebração dos seus 20 anos no fado,

Domingo, 23 de Janeiro de 2022 às 19h

A comemoração destaca o melhor da sua carreira, desde o início até o seu disco mais recente,

Mariza Canta Amália (Mariza Sings Amalia)

 “O som vibrante e a presença da Mariza estabeleceram-na como a principal intérprete de fado da atualidade e uma grande estrela internacional.” RENÉE FLEMING

“A conquista da Mariza tem sido valorizar e modernizar o fado para uma nova geração” –CNN EN ESPAÑOL

“Não é preciso saber falar português para se maravilhar com o seu som incrível, tão totalmente sensual quanto espiritual”

WALL STREET JOURNAL

A fadista portuguesa Mariza regressa ao New Jersey Performing Arts Center (NJPAC) no dia 23 de Janeiro de 2022 às 19h00 para um concerto triunfante em celebração do seu 20º aniversário fadista. O evento celebra toda a sua carreira, incluindo o seu mais recente disco Mariza Canta Amália. Com este retorno ao NJPAC, Mariza revisita uma cidade – Newark – e uma sala de concertos – NJPAC – que a impulsionou para a estratosfera de artistas portugueses ao nível mundial. Esta vez a Mariza traz um som mais intimista e mais pessoal, um que reflete não só os seus encontros com o fado clássico, mas também o seu próprio percurso pessoal. O concerto representa um momento oportuno em que, no auge dos seus poderes, ela vem reexaminar as canções que a ajudou estabelecer a sua própria arte, enquanto ela olha para o futuro com firmeza e claridade.

Quando a Mariza canta o fado – uma música tradicional portuguesa replete de contradições requintadas – ela abraça o novo sem abandonar o antigo. Suas primeiras gravações de fados clássicos, como “Primavera”, misturaram instrumentação nova e tradicional em apoio aos seus vocais elevados e emocionalmente ardentes. Combinada com um compromisso total em palco, ela criou milhões de fãs, alcançando um nível surpreendente de aclamação popular e crítica.

Nos anos que se passaram desde o lançamento do seu disco da estreia, Fado em Mim, o público em todo o mundo tem percebido o que na altura poucos perceberam: que aquele jovem talento ambicioso, até audacioso, um dia assumiria um comando total de cada momento que lhe foi apresentado. As suas atuações de hoje em dia são totalmente formadas, exibindo uma confiança e uma sabedoria adquiridas ao longo de duas décadas de incessantes digressões e gravações.

Mariza Canta Amália, disco lançado no ano passado por Nonesuch Records, é um reencontro refrescante com o repertório da lendária fadista Amália Rodrigues, artista cujo trabalho tem servido sempre como referência para Mariza. Este disco é, sem dúvida, o registro mais introspetivo e pessoal da Mariza: o seu canto é controlado, sutil, expressivo, e, ao mesmo tempo, vulnerável. Os arranjos são mínimos, servindo principalmente para apoiar os seus encontros com o significado e o som das letras. É um álbum surpreendente e emocionante que remonta aos vocais puros das suas primeiras gravações, agora refletindo as experiências adquiridas ao longo de uma vida cheia de tristezas e alegrias.

Mariza video "Lagrima"
VIDEO: “Lagrima”

https://youtu.be/NiEkEC-EdTo

Mariza e os seus pais – mãe da África Oriental e pai português – trocaram Moçambique por Portugal apenas três anos após a revolução de 1974 que marcou o fim do império colonial português. A família instalou-se na Mouraria, um bairro antigo e insular de Lisboa que deve o seu nome aos mouros que lá viveram. Incentivada por seu pai, a Mariza começou a cantar em público n’O Zalala, um restaurante de propriedade de seus pais. Aí aprendeu cantar o fado ao lado de alguns dos grandes fadistas da década de 1980, como o Fernando Maurício e o Artur Batalha. Ela também suportou as muitas pequenas indignidades de ser uma criança mestiça num país que questionava a sua identidade pós-colonial. Agora, quando ela não está em digressão, tem o hábito de percorrer essas mesmas estradas, aparecendo inesperadamente em algumas das inúmeras pequenas casas de fado que pontilham a paisagem de Lisboa e que dão ao fado a sua energia primordial.

Sua outra vida, aquela que protegeu ao longo de sua carreira, é com sua família extensa: em Moçambique, essa tem origem nos seus quinze tios maternos; em Lisboa, centra-se em sí própria e no seu filho, Martim. A maternidade, e especialmente os desafios provocados pela saúde frágil de seu filho após o nascimento, claramente moldou a sua perspetiva como artista. Como ela declarou recentemente: “Tornei-me uma pessoa diferente. As interpretações são diferentes porque existe o conhecimento de um amor que eu desconhecia.” Não há lugar em que essa diferença é mais evidente do que no seu recente single, “Mae”, cuja letra foi deixada, escrita à mão acima da mesa da cozinha por Martim, com 10 anos, e orgulhosamente registrada em nome dele por sua mãe na Sociedade Portuguesa de Autores. “Mãe” é uma canção de amor de um filho para a sua mãe e vice-versa, sem pretensão e com uma honestidade íntima.

O catálogo de gravações de Mariza é uma viagem constante em prol do fado, bem como tradição e como forma musical. As suas gravações apresentam uma variedade surpreendente de colaborações com artistas de outros gêneros, como o Sting, o Gilberto Gil, o Lenny Kravitz, ou o cantor do flamenco, Miguel Poveda.

Fado Tradicional (2010) inaugurou a sua segunda década como artista com um tour de force de fado puro, ancorado numa série de diálogos musicais improvisados com o guitarrista Ângelo Freire. Lançados com dez anos de diferença, o Fado Tradicional e o Mariza Canta Amália estabelecem novas fronteiras para o fado tradicional: são ambos homenagens ao fado como forma de vida, filtrados pela voz de um talento multifacetado.

No NJPAC, a Mariza será acompanhada por seu colaborador de muitos anos, Luís Guerreiro (guitarra portuguesa), e também pelos músicos Phelipe Ferreira (guitarra clássica), Adriano Alves (viola baixo), João Frade (acordeão), e João Freitas (bateria e percussão).

 

Discografia (Álbuns em Estúdio):

2020 Mariza Canta Amália

2018 Mariza

2015 Mundo

2010 Fado Tradicional

2008 Terra

2005 Transparente

2003 Fado Curvo

2002 Fado em Mim

VIDEO: “Mãe”

https://youtu.be/r8Lfc25cLGA

 MARIZA regressa ao NJPAC
Mariza: The 20th Anniversary Tour

https://www.njpac.org/event/mariza-the-20th-anniversary-tour/

Domingo, 23 de Janeiro de 2022 às 19h

NJPAC

One Center Street

Newark, New Jersey 07102

Bilhetes à $29 até $89 (mais taxas aplicáveis) são disponíveis online no site do NJPAC (https://www.njpac.org/), ou por telefone: 1-888-GO-NJPAC (1-888-466-5722), ou em pessoa na bilheteria do NJPAC, localizada a 1 Center Street em Newark.

Regras de Segurança Covid

New Jersey Performing Arts Center (NJPAC), located in downtown Newark, N.J., is America’s most diverse performing arts center, and the artistic, cultural, educational and civic center of New Jersey – where great performances and events enhance and transform lives every day. NJPAC brings diverse communities together, providing access to all and showcasing the state’s and the world’s best artists while acting as a leading catalyst in the revitalization of its home city. Through its extensive Arts Education programs, NJPAC is shaping the next generation of artists and arts enthusiasts. NJPAC has attracted 10 million visitors (including more than 1.8 million children) since opening its doors in 1997, and nurtures meaningful and lasting relationships with each of its constituents.

Seguir o NJPAC Online:

Website:    https://www.njpac.org/

Twitter:     @NJPAC

Instagram: @NJPAC

Hashtag:    #NJPAC

Facebook:  facebook.com/NJPAC

YouTube:   NJPACtv

 MARIZA regressa ao NJPAC

“Mariza Sings Amália” CD [Nonesuch Records]

Soundcloud

 Mariza Sings Amália_CD WAV

https://spaces.hightail.com/receive/cTRlDscMeH

 Mariza Sings Amália_CD MP3

https://spaces.hightail.com/receive/55rPJ4fF57

 Mariza Sings Amália_CD BOOKLET

https://spaces.hightail.com/receive/75IIRFQu17

 Mariza Sings Amália_CD COVER ART

https://spaces.hightail.com/receive/wXLTRyMT8x

 Mariza FOTOS

https://spaces.hightail.com/receive/CVTmdzxNcu

YouTube VIDEO “Lagrima”

https://youtu.be/NiEkEC-EdTo

Mariza PRESS RELEASE – English

https://spaces.hightail.com/receive/UddupLpipV

FOTOS © Miguel Angel

Deixe uma resposta

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Valéria on Funk consciente