terça-feira, agosto 3, 2021
InícioCulturaBrasil e África no século 21: Ascensão e queda de uma relação...

Brasil e África no século 21: Ascensão e queda de uma relação importante e como recriá-la em novas bases

Brasil e África no século 21: Ascensão e queda de uma relação importante (e como recriá-la em novas bases)
O webinar reunirá os autores do livro Brazil-Africa in the 21rst Century: From Surge to Downturn and Beyond (Spring, 2021), Mathias Alencastro e Pedro Seabra, a embaixadora Irene Vida Gala, que ocupou postos diplomáticos em diferentes países do continente africano, e Natália Dias, presidente no Brasil do sul-africano Standard Bank, uma das maiores instituições financeiras da África. À luz das lições aprendidas com a política externa brasileira para a África na primeira década deste século, os participantes discutirão como e por que o Brasil deve reforçar seus vínculos com o continente africano, no contexto de um mundo em rápida mudança geopolítica.
ABERTURA
IRENE VIDA GALA
Diplomata com 36 anos de carreira, especializou-se nas relações do Brasil com países do continente africano e é autora do livro Política Externa como Ação Afirmativa: Projeto e Ação do Governo Lula na África – 2003/2006. Foi Embaixadora do Brasil em Gana (2011-2017).
CONVIDADOS
MATHIAS ALENCASTRO
Cientista político com doutorado pela Universidade de Oxford, é pesquisador do Cebrap. Entre suas áreas de estudo estão política africana e o papel do petróleo, dos minérios e do agronegócio na política externa brasileira. É colunista da Folha.
NATÁLIA DIAS
CEO do Standard Bank Brasil desde 2018, ocupou posições de destaque no JP Morgan Chase e no Bank of America Merrill Lynch, entre outras instituições financeiras. Formada em Administração Pública pela FGV, é especialista em finanças pelo Amsterdam Institute of Finance.
PEDRO SEABRA
Cientista político, é pesquisador do Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa, onde é professor convidado. Suas áreas de pesquisa são segurança internacional, security capacity-building na África e dinâmicas regionais do Atlântico Sul.
MEDIAÇÃO
SERGIO FAUSTO
Cientista político, é diretor da Fundação FHC, colaborador do Latin American Program do Baker Institute of Public Policy da Rice University (EUA) e codiretor do projeto Plataforma Democrática e da Coleção “O Estado da Democracia na América Latina”.

Deixe uma resposta

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Valéria on Funk consciente