InícioCulturaWagner Moura celebra premiação icônica ao vencer Globo de Ouro 2026

Wagner Moura celebra premiação icônica ao vencer Globo de Ouro 2026

Wagner Moura escreveu neste domingo (11) um capítulo histórico para o cinema brasileiro ao vencer o Globo de Ouro 2026 na categoria Melhor Ator em Filme de Drama, por sua atuação em O Agente Secreto. A cerimônia, realizada em Los Angeles, consagrou não apenas o talento individual do ator, mas também a força do cinema nacional no cenário internacional.

O longa- metragem com Produção de Kleber Mendonça Filho  gerou uma série de dúvidas sobre sua fidelidade com a realidade, relatando a história de um thriller político que se passa no Recife dos anos 1970 e se tornou um dos títulos mais aguardados de 2025, com grandes apostas para entrar na disputa do Oscar .

Não foi surpresa que o  longa-metragem O Agente Secreto foi um dos grandes destaques da noite ao conquistar dois dos três prêmios para os quais estava indicado: Melhor Filme de Língua Não Inglesa e Melhor Ator em Filme de Drama, este último entregue a Wagner Moura. A produção brasileira confirmou seu protagonismo em uma das principais premiações do audiovisual mundial, tradicionalmente dominada por produções norte-americanas e grandes investimentos de estúdios internacionais.

Com a vitória, Wagner Moura torna-se o primeiro brasileiro da história a vencer o Globo de Ouro na categoria de Melhor Ator em Filme de Drama, feito inédito que eleva o patamar da atuação brasileira no exterior. Mais do que um prêmio individual, a conquista simboliza uma virada de chave em Hollywood, indicando uma abertura cada vez maior para narrativas, artistas e cinematografias fora do eixo anglófono.

Na disputa pelo prêmio, Moura concorreu com nomes de peso do cinema internacional: Joel Edgerton (Trem dos Sonhos), Oscar Isaac (Frankenstein), Dwayne Johnson (Coração de Lutador: The Smashing Machine), Michael B. Jordan (Pecadores) e Jeremy Allen White (Springsteen: Deliver From Nowhere). A vitória diante desse seleto grupo reforça o reconhecimento da densidade dramática e da potência interpretativa do ator brasileiro.

O prêmio de Melhor Filme de Drama ficou com Hamnet: A Vida Antes de Hamlet. Além de O Agente Secreto, também concorriam na categoria FrankensteinFoi Apenas um AcidenteValor Sentimental e Pecadores, evidenciando um ano de forte diversidade temática e estética no cinema internacional.

A expectativa em torno do reconhecimento do cinema brasileiro já era alta desde a edição anterior do Globo de Ouro. Em 2025, Fernanda Torres venceu o prêmio por sua atuação em Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, no qual interpretou Eunice Paiva, superando concorrentes como Angelina Jolie, Nicole Kidman e Kate Winslet. O feito abriu caminho para uma nova percepção global sobre a qualidade e a relevância das produções brasileiras.

Com as vitórias de Wagner Moura e de O Agente Secreto, 2026 entra para a história como o primeiro ano em que o Brasil conquista dois Globos de Ouro simultaneamente, consolidando o país como um polo criativo relevante e competitivo no cinema mundial. Mais do que prêmios, trata-se do reconhecimento de vozes, histórias e olhares que, por muito tempo, ficaram à margem das grandes premiações internacionais — e que agora ocupam, com mérito, o centro do palco em Los Angeles.

Fonte : Costa Consulting CO

Edição : Sula Costa MTB 0003600/GO

Foto: Acervo pessoal

Sula Costa
Sula Costahttp://www.sulacosta.com
Sula Costa nasceu em Anápolis, GO. Jornalista e empresária, estudou marketing no Brasil. Em NY, trabalhou com produtoras cinematográficas internacionais, Organizações de Instituto de Pesquisa em Preservação do Meio ambiente na ONU (I.R.E.O) . Estudou produção de TV na Califórnia e fotografia em NY. Trabalhou em projetos de restauração, construção e intervenção, planejamento culturais para o Brasil . Cobriu os principais eventos econômicos do Brasil em New York; trabalhou como correspondente internacional para o jornalista Gilberto Amaral e Casa do Brasil Internacional em Nova Iorque de 2008 a 2012. É Diretora Executiva da Costa Consulting CO,, empresa de consultoria e fomento cultural em Brasilia - DF e Fundadora da Associação World Art Show BR em São Paulo, Instituto que apoia a arte visual e cultura do Brasil. Atualmente é vice-presidente da A.C.L.A.B - Academia de Ciências Letras e Artes do Brasil em São Paulo - SP.

Deixe uma resposta

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Maria Araujo on Exposição Galeria TATO
André Hazan on Amigos
André Hazan on O que define a sexualidade?
Valéria on Funk consciente