domingo, dezembro 5, 2021
InícioPolíticaThiago de Moraes em seu artigo "O Brasil precisa voltar a sorrir...

Thiago de Moraes em seu artigo “O Brasil precisa voltar a sorrir ” convida o brasileiro a se unir para superar as adversidades

O cientista político , jornalista e escritor Thiago de Moraes aborda nesse artigo o assunto mais importante para os brasileiros neste momento em que se inicia a reabertura do país após as restrições impostas por causa da pandemia .
Uma reflexão de Thiago através da escrita esclarecedora e atual sobre o momento que o Brasil está passando.

O Brasil precisa voltar a sorrir 

O Brasil enfrenta momentos difíceis em todos os âmbitos: político, social, econômico. A desigualdade social no Brasil é um problema sistêmico e possui origens remotas. Essas desigualdades exigem políticas públicas e ações, com a finalidade de garantir o acesso de todos aos bens e direitos básicos para viver com dignidade. 

A dignidade da pessoa humana é princípio constitucional basilar do Constitucionalismo contemporâneo, e deve ser observado em todas as relações. Na Constituição, é colocada como fundamento do Estado Democrático de Direito, de maneira expressa, o que ressalta a necessidade de garanti-la a todos, de modo efetivo e adequado. 

Entretanto, no Brasil, não é o que se observa: no país, há 14,4 milhões de brasileiros desempregados (IBGE, 2012); é notória a má distribuição de renda, a concentração do poder na mão de poucos e a má administração de recursos; faltam políticas públicas e ações efetivas nas áreas sociais, a fim de assegurar benefícios para as classes mais carentes. 

O brasileiro precisa ser notado pelo Governo. As adversidades precisam ser superadas. A pobreza e a marginalização precisam ser erradicadas. A igualdade precisa ser concretizada. Oportunidades de trabalho precisam ser conferidas para reduzir o desemprego. A renda precisa ser distribuída de maneira adequada. Os recursos precisam ser administrados de maneira satisfatória, em cumprimento aos direitos fundamentais do indivíduo. 

Todos esses objetivos exigem uma postura ativa por parte dos políticos. É necessária a criação de programas, ações, políticas, práticas que permitam assegurar a todos os seres humanos uma vida digna, de acordo com o que estabelece a nossa Carta Magna. 

Ocorre que o que se vê é a omissão por parte dos políticos. Poucos são os investimentos nas áreas sociais. Não se vê tentativas para reduzir a pobreza, a marginalização, o desemprego, a desigualdade. Não há esforço. Não existem políticas públicas aptas e satisfatórias nesse âmbito. 

O Brasil precisa voltar a sorrir. O brasileiro precisa se unir para superar as adversidades. É preciso haver empatia, auxílio e cooperação de todos os brasileiros entre si. 

 Por Thiago de Moraes

foto João Passos

Deixe uma resposta

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Valéria on Funk consciente