Sensualidade low key, ath flow e homewear: desvendamos termos da moda que são tendências em 2021
De acordo com o relatório do Pinterest Predicts de 2021, buscas por peças do estilo ath flow cresceram cerca de 185% em comparação ao ano anterior, principalmente em países como Brasil, Itália e França. A tendência, que visa unir roupas fitness e fluidez, é uma das fortes candidatas a substituir movimentos fashionistas do ano passado.
Ao passo que 2020 foi marcado pelo estilo loungwear, com looks confortáveis e peças de tamanho maximizado, a previsão é que a sofisticação ganhe mais importância na hora de montar o visual nos próximos meses.
As primeiras tendências vieram em encontro ao início da pandemia e à estipulação da quarentena. Logo, roupas leves, que potencializavam o conforto, entraram no radar de várias fashionistas, seja para montar o visual completo ou até mesmo na hora de escolher o conjunto de lingerie.
Atualmente, apesar de peças confortáveis continuarem em foco, muitos estilos foram ressignificados, a fim de acrescentar mais elegância e ousadia aos looks. Portanto, lingerie sensual à mostra, cortes mais modernos e tecidos elegantes marcam os movimentos mais recentes no mundo da moda.
Além do já mencionado ath flow, a sensualidade low key e o homewear são tendências que aparecem com força nos próximos meses.
Dua Lipa e Victória Rocha apostam na sensualidade low key (Reprodução/Instagram)
Sensualidade low key
Um dos mandamentos da tendência de sensualidade low key é deixar a pele à mostra, acentuando a beleza natural, de forma delicada. Outro ponto de importância no estilo é a liberdade dos braços e pernas, a fim de permitir o movimento do corpo. Portanto, peças de alças finas e mini saias e shorts são figurinhas repetidas dentro do movimento.
É uma tendência indicada para um clima mais quente, principalmente durante o verão. Além das peças citadas, detalhes como a transparência podem ajudar a ornar o look. Já para a lingerie, peças mais simples tendem a chamar atenção, uma vez que o foco é uma sensualidade delicada.
Look esportivo é escolha de Syana Laniyan e Hanna Roslan (Reprodução/Instagram)
Ath flow
O estilo é uma mistura de dois termos: “athleisure” e “flow”. A primeira palavra, por sua vez, é também um conceito criado com base em diferentes estilos – atletismo e lazer, juntos em um só look. Agora, com o ath flow, a fluidez, característica do segundo termo, também marca seu espaço.
O estilo tem inspirações nos visuais esportivos e é mais confortável do que muitas peças de passarela. Porém, a maior diferença vem pelas roupas, que são mais chamativas e têm como prioridade permitir a movimentação do corpo. Nesse sentido, roupas oversized, lingeries à mostra e moletons marcam presença em um visual ambíguo que flerta entre a formalidade e a casualidade.
Apesar da grande base em outros movimentos, como o athleisure e loungewear, seus looks tendem a ser mais elegantes, com cortes mais complexos, modelagens modernas e tecidos mais sofisticados.
Conforto é marca dos looks de Hanna Roslan e Zoe Sugg (Reprodução/Instagram)
Homewear
O homewear ganhou força durante a quarentena, sendo um estilo que permite que peças informais, como um short doll, ganhem espaço nos looks do dia a dia. Porém, a tendência já possui espaço no mundo da moda desde a década de 1990. Assim como os outros estilos, a principal finalidade é potencializar o conforto com roupas de ficar em casa.
O homewear busca trazer visuais mais arrumados, sem peças velhas ou que remetam instantaneamente ao pijama. Nesse caso, roupas leves, de fibras naturais, como algodão e linho, ou calças e blusas de malha são itens de grande valor.
Peças como camisas, calças de tecido, além de cardigãs e moletons são indicadas para compor o estilo homewear, que é uma escolha estratégica para o look do trabalho em casa, durante o isolamento.