quinta-feira, maio 13, 2021
InícioEstilo de VidaProf. Hermes Figueiredo falece em São Paulo

Prof. Hermes Figueiredo falece em São Paulo

É com grande pesar que o grupo Cruzeiro do Sul Educacional comunica o falecimento de um de seus fundadores e conselheiro, o Prof. Hermes Ferreira Figueiredo. Professor Hermes, como é respeitosamente chamado, faleceu nesta manhã em São Paulo aos 83 anos, deixando esposa, três filhos e oito netos. O corpo será velado no saguão central do campus Anália Franco, da Universidade Cruzeiro do Sul, zona leste da capital, das 10h às 12h desta terça-feira (27). O sepultamento será restrito à família.

Natural de Mirassol, município da região Oeste do estado de São Paulo, o Professor Hermes é reconhecido não só como educador, mas como empresário visionário, que pensava no seu negócio e, igualmente, no desenvolvimento do setor educacional, como um todo. Com licenciatura e bacharel em História pela Universidade de São Paulo (USP), Professor Hermes sempre teve tino para liderança empresarial e talento para as articulações. Foi um dos pioneiros da educação superior privada e co-fundador do Colégio Cruzeiro do Sul, em 1965, instituição que deu origem à Universidade Cruzeiro do Sul, da qual foi o primeiro reitor entre 1993 e 1997, ocupando ainda o cargo de diretor-presidente da instituição mantenedora desde 1970. Prof. Hermes também ocupou, de 2005 a 2021, a presidência do Semesp, que reúne mantenedores de instituições de ensino privado, na qual ocupava atualmente o cargo de vice-presidente.

Foi eleito vice-presidente do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Ensino Superior do Estado de São Paulo – SEMESP, em 1993. Na esteira do seu dedicado trabalho pelo desenvolvimento do segmento, foi eleito presidente do SEMESP em 2004, e reeleito continuamente desde então. Na condição de presidente do SEMESP, representa as instituições de São Paulo no Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular. Ao longo dos anos, Hermes Figueiredo contribuiu também, em diferentes ocasiões, como Conselheiro da Presidência da Associação Brasileira das Entidades de Ensino Superior – ABMES, e da Associação Nacional das Universidades Particulares – ANUP.

Reconhecido por suas contribuições para a Educação e para o setor educacional, Hermes Figueiredo foi agraciado pela Câmara Municipal de São Paulo com a Medalha Anchieta e com o título de Cidadão Paulistano, tendo também sido membro do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta (TV Cultura).

Em 1968, casou-se com Dagmar Rollo Figueiredo, com quem tem três filhos, Fabio, Patricia e Débora, os quais lhe deram oito netos e netas – Rafael, Helena, Beatriz, Gustavo, Bárbara, Guilherme, Paula e Maria. Se fosse possível definir uma personalidade tão multifacetada e fecunda, sob todos os ângulos e aspectos, em poucas palavras que lhe façam justiça, estas certamente seriam: família, trabalho, perseverança, professor, educação e liderança.

Perfil completo: http://arquivos.cruzeirodosuleducacional.edu.br/criacao/arquivos/origem_das_estrela_prof_hermes.pdf

####

Sobre a Cruzeiro do Sul Educacional – A Cruzeiro do Sul Educacional S/A, um dos mais representativos grupos educacionais do País, reúne instituições de ensino superior academicamente relevantes e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados, como Universidade Cruzeiro do Sul e Universidade Cidade de São Paulo – Unicid (São Paulo/SP), Universidade de Franca – Unifran (Franca/SP), Centro Universitário do Distrito Federal – UDF (Brasília/DF), Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio – Ceunsp (Itu e Salto/SP), Faculdade São Sebastião – FASS (São Sebastião/SP), Centro Universitário Módulo (Caraguatatuba/SP), Centro Universitário Cesuca (Cachoeirinha/RS), Centro Universitário da Serra Gaúcha – FSG (Bento Gonçalves e Caxias do Sul/RS), Centro Universitário de João Pessoa – Unipê (João Pessoa/PB), Centro Universitário Braz Cubas (Mogi das Cruzes/SP) e Universidade Positivo (Curitiba, Londrina e Ponta Grossa /PR), além de colégios de educação básica como Colégio Cruzeiro do Sul (São Paulo/SP), Colégio Alto Padrão (Franca/SP) Colégio São Sebastião – Centro (São Sebastião/SP), Colégio Ceunsp Itu (Itu/SP) e Colégio Ceunsp Salto (Salto/SP). Atualmente, contabiliza aproximadamente 350 mil alunos distribuídos no ensino básico, técnico, graduação, pós e extensão nas modalidades presencial e a distância, além de oito mil professores e colaboradores administrativos.

Visite: www.cruzeirodosuleducacional.edu.br e conheça o Nosso Jeito de Ensinar.

Deixe uma resposta

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments