quarta-feira, setembro 22, 2021
InícioCulturaPersonagens Afrodescendentes dominam contos de fadas

Personagens Afrodescendentes dominam contos de fadas

Personagens Afrodescendentes dominam contos de fadas

Publicados em janeiro nos Estados Unidos, lançamentos infantis da escritora Isabel Cintra chegam ao Brasil com lições de representatividade

Personagens Afrodescendentes dominam contos de fadasAlém das mensagens de amor, coragem e perseverança dos clássicos contos de fadas, os protagonistas de O Pequeno Grande Alfaiate e A Princesa e o Espelho se apresentam ao público infantil com um objetivo a mais: representar as crianças pretas que nunca se enxergaram nas produções do gênero. A proposta é da coleção da escritora paulista Isabel Cintra, que vive atualmente em Estocolmo, capital da Suécia.

Publicadas inicialmente em inglês e ilustradas por Zeka Cintra, irmão da autora, as produções exibem rainhas e princesas com seus poderosos blacks e tudo que eles simbolizam. Apesar de estar sutilmente representado nas narrativas, o racismo não é a temática central dos enredos. “Quero que as crianças pretas vejam que também podem ser as rainhas, princesas e protagonistas de qualquer história”, explica a autora.

Em O Pequeno Grande Alfaiate, o pequeno Akim mostra ao pai Jafar, e também para todos os pequenos leitores, que é preciso muita coragem e otimismo para enfrentar os desafios da vida. Já A Princesa e o Espelho revela que a beleza está na sua forma mais pura, sem qualquer tipo de padrão: o sentimento amor sempre resistirá, sendo maior que todas as vaidades do mundo.

Personagens Afrodescendentes dominam contos de fadas

Isabel lançou seu primeiro livro em 2015 e, até o momento, são sete título publicados, todos com o apoio do talento nato do irmão. Tem participado de produções e eventos que divulgam a literatura em língua portuguesa fora do Brasil, especialmente na Europa, em cidades como Frankfurt, Paris e Londres. Além da coleção de contos de fadas, é autora de Corvo-Correio, também lançada na Angola.

SOBRE A AUTORA: Paulista de São Joaquim da Barra, Isabel Cintra acredita no poder dos livros em mudar pessoas, bem como na importância da representatividade estar presente em sua escrita. É autora de Bem-vindo à cidade, Lisboa, 2016, participou da I Antologia Internacional do Mulherio das Letras – Contos e Poesias, do IV Sarau da Paz – Ausburg, 2018 e, com o conto Corvo-Correio, esteve entre os premiados do Prêmio Off Flip de Literatura 2017, em Paraty (RJ). Atualmente vive em Estocolmo, Suécia.

Personagens Afrodescendentes dominam contos de fadasFICHA TÉCNICA
Título: 
O Pequeno Grande Alfaiate
Autora: Isabel Cintra
Editora: Underline Publishing
ISBN:  978-1949868678
Páginas: 45 páginas
Formato:  25,5 x 20,25
Preço: R$ 44,99
Link de venda: https://loja.umlivro.com.br/o-pequeno-grande-alfaiate-5766709/p

SINOPSE O Pequeno Grande Alfaiate: Havia uma pequena e humilde aldeia nos arredores do Castelo do poderoso Rei Raidar. Local onde Jafar e o pequeno Akim construíram sua simples casa. A vida era difícil para pai e filho, até que a grande e única oportunidade de suas vidas aparece de repente. Com o coração cheio de esperança, Akim mostrará a seu pai que é preciso muita coragem e otimismo para enfrentar os desafios da vida.

Personagens Afrodescendentes dominam contos de fadasFICHA TÉCNICA
Título: 
A Princesa e o Espelho
Autora: Isabel Cintra
Editora: Underline Publishing
ISBN: 978-1-949868-68-5
Páginas: 51 páginas
Formato:
Preço: R$ 44,99
Link de venda: https://loja.umlivro.com.br/a-princesa-e-o-espelho-5766710/p

SINOPSE A Princesa e o Espelho: Quando o desejo pela beleza extrema tenta superar o amor e a vaidade torna-se o bem mais precioso, uma fada doce e muito sábia aparece para transformar tudo em harmonia novamente. Um lindo conto de fadas com reis, rainhas, princesas, muita magia, representatividade e tanto a nos ensinar!”

Redes sociais:

Facebook: Isabel Cintr
Instagram: @isabelcintra_author

Leia tambem:Closet Deluxe lança coleção cápsula do que virá para o réveillon.

Deixe uma resposta

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Valéria on Funk consciente