sábado, maio 8, 2021
InícioCulturaOlimpíadas Especiais Brasil iniciam as atividades 'Mentes Fortes' no Brasil

Olimpíadas Especiais Brasil iniciam as atividades ‘Mentes Fortes’ no Brasil

A iniciativa, já implementada em outros países pela organização mundial voltada ao desenvolvimento de pessoas com deficiência intelectual por meio do esporte, busca maneiras de fortalecer a saúde mental de seus atletas

Capitaneado pelas Olimpíadas Especiais Brasil – organização mundial sem fins lucrativos que atende, desenvolve e capacita pessoas com deficiência intelectual por meio do esporte -, vem chegando ao país o Mentes Fortes, uma série de atividades de aprendizado interativas, focadas no bem-estar, saúde mental e enfrentamento de momentos de estresse no dia a dia e nos momentos de competições dos atletas.

A iniciativa, que já acontece em outros lugares do mundo onde a Special Olympics está presente, faz parte do programa Atletas Saudáveis, que cuida da saúde como um todo dos associados. Tendo em vista todos os impactos que o isolamento social tem tido na rotina e bem-estar mental de todos, o projeto terá seu evento de lançamento ao vivo, no dia 06 de maio, pelo Youtube, com a temática focada justamente nos efeitos da pandemia de COVID-19, e estratégias para lidar com eles. O distanciamento, ainda que seja uma medida fundamental para garantir o bem-estar físico, pode ser bastante caro à saúde mental coletiva.

Aberto ao público, o encontro terá as boas-vindas do Presidente da Diretoria Executiva da OEB, George Millard, e do Presidente do Conselho da OEB, Thomas Goman, seguido pelo Diretor do Programa Atletas Saudáveis, Rodrigo Galvão Viana, que contará um pouco mais sobre o Programa e seus propósitos no Brasil. Em seguida, um bate papo acontecerá entre a Dra. Karina Barradas, médica psiquiatra, membro da Associação Brasileira de Psiquiatria e dedicada às práticas de prevenção e terapias em saúde mental, e a Dra. Bianca Orsi Rosa da Silva, médica neuropediatra, Diretora Clínica da iniciativa de Promoção de Saúde e coordenadora de ações virtuais de Mentes Fortes.

Por enquanto, as atividades do programa se manterão sempre online, utilizando elementos como bolinhas antiestresse, instrumentos artísticos, tapetes de yoga, entre outras ferramentas e técnicas, como respiração, alongamentos, e estímulos a pensamentos positivos, que ajudem a aliviar tensões. Além dos atletas, o programa também foca nas redes de apoio aos atletas, como membros da família, treinadores e colegas de treino, entre outros.

SERVIÇO:

Evento: Caçadores de Bem-estar Mental na Pandemia

Data e hora: 06 de maio, às 19h30

Inscrições via Symplahttps://bit.ly/3u2fy9g

 

OLIMPÍADAS ESPECIAIS BRASIL

Projeto global sem fins lucrativos, a Special Olympics é um movimento mundial centrado no desporto, fundado em 1968 por Eunice Kennedy Shriver – irmã do 35° presidente dos Estados Unidos John F Kennedy. Trata-se de uma organização internacional criada para apoiar pessoas com deficiência intelectual a desenvolverem a sua autoconfiança, capacidades de relacionamento interpessoal e sentido de realização por meio do esporte.

Acreditada pela Special Olympics International, as Olimpíadas Especiais Brasil atuam nas seguintes modalidades esportivas: atletismo, águas abertas, basquete, bocha, ciclismo, futebol, natação, handebol, ginástica rítmica, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia e judô, além dos Programas: APLs (Atleta Líder), Escolas Unificadas, Atletas Saudáveis,  Atletas Jovens, MATP (Programa de Treinamento em Atividade Motora) e Famílias. Tendo o país quase seis milhões de pessoas com deficiência intelectual, as Olimpíadas Especiais Brasil possuem 32 mil atletas treinando e 25 mil competindo durante todo o ano.

 

Filosofia

A Special Olympics tem como filosofia dar oportunidade a todos os atletas, independente do nível de habilidade, promovendo diversas competições, nas mais diferentes regiões do mundo, durante todo o ano. O programa é conduzido por voluntários e por meio de treinamentos esportivos e competições de qualidade, melhora a vida das pessoas com deficiência intelectual e, consequentemente, a vida de todas as pessoas que as cercam.

 

Programa Atletas Saudáveis

O programa Atletas Saudáveis, das Special Olympics, é o maior programa de saúde pública do mundo para pessoas com deficiência intelectual e suas famílias, reconhecendo as especificidades e a importância de tratamentos e acompanhamentos médicos exclusivos para pessoas com deficiência intelectual, proporcionando aos atletas e suas famílias informação sobre saúde e assistência médica.

No Brasil, o programa Atletas Saudáveis conta com 160 diretores clínicos e 450 voluntários de saúde envolvidos em atividades por todos os estados onde estão as Olimpíadas Especiais no Brasil. O programa é dividido em seis iniciativas: Abrindo Teus Olhos (oftalmologia), Audição Saudável (audiologia), Fun Fitness (fisioterapia), Pés Saudáveis (ortopedia), Sorrisos Especiais (odontologia) e Promoção da Saúde (nutrição, clínica médica e cuidados gerais com a saúde). Através do Atletas Saudáveis, foram oferecidos mais de 10 mil exames e mais de 2.000 óculos aos atletas. Além do atendimento, são realizados eventos em parceria com instituições que promovem atividades inclusivas a pessoas com deficiência intelectual através do esporte ou de programas de saúde.

 

Deixe uma resposta

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments