terça-feira, agosto 3, 2021
InícioEntretenimentoMulheres executivas, advogadas, artistas e gamers contam sobre desafios e vitórias

Mulheres executivas, advogadas, artistas e gamers contam sobre desafios e vitórias

Mulheres executivas, advogadas, artistas e gamers contam sobre desafios e vitórias

Mais que uma data comemorativa o Dia da Mulher serve para dar voz às mulheres no mercado de trabalho e entender seus desafios

O Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, é uma celebração pela luta histórica feminina por igualdade de gênero. Graças a essa revolução, a mulher pode estudar, votar, ser eleita, trabalhar ou simplesmente ficar em casa. O direito da escolha foi uma grande libertação, mas o desafio não parou por aí. Ainda há a necessidade de brigar por sistemas mais justos para o gênero em diversos campos.

Amelia Earhart, Ruth Bader Ginsburg, Angela Davis, Chiquinha Gonzaga, Lélia González e Marielle Franco são mulheres conhecidas, que marcaram a história, quebraram barreiras e melhoraram a vida de muitas pessoas. Mas é importante lembrar também das mulheres do cotidiano, que lutam por espaço e respeito em meios ‘normalmente’ masculinos, e se destacam em diversas posições.

Pensando nisso, selecionamos estas mulheres para falar do assunto:

TECNOLOGIA/GAMES

Adriana Lemos, Gerente de produtos das áreas de notebooks importados, monitores, projetores e acessórios da Acer Brasil

Anna Martins, Streamer na Nimo TV

Caroline Raimundo, Head de Marketing da Acer Brasil

Keilemeg, Streamer na Nimo TV

Luana Tenório, Aqualua, artista e influenciadora parceira da Wacom

Mara Ballam, Gerente Executiva da ABREE (Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos)

Mari Gamer, Streamer na Nimo TV

Nadia Guimarães, COO do Grupo Daryus

Nicolle Merhy, Ex-atleta de Rainbow Six, CEO da Black Dragons, streamer de e-sports e influenciadora digital.

Nyvi Estephan, Apresentadora, influenciadora digital e streamer de games e e-sports.

Soraya Di Fonso, Gerente Nacional de Vendas e responsável pelo canal de distribuição da Wacom no Brasil

NEGÓCIOS

Regina Noppe, co-fundadora e CEO da Dream2B

DIREITO/MULHERES NO DIREITO

Flávia Latella, Sócia-gestora e membra do Conselho Administrativo do Marcelo Tostes Advogados

 

Confira abaixo o perfil de todas essas personalidades femininas:

Adriana Lemos, Gerente de produtos das áreas de notebooks importados, monitores, projetores e acessórios da Acer Brasil

Adriana Lemos possui cerca de 20 anos de experiência em gerenciamento de produto, gestão de vendas, desenvolvimento de novos negócios e na área de compras para o setor de tecnologia. Atualmente, atua como gerente de produtos na Acer Brasil para as áreas de notebooks importados, monitores, projetores e acessórios com foco na definição estratégica de portfólio e apoio ao time comercial. Também já trabalhou nas áreas de vendas e produtos das empresas Canada Computers, Alcabyt Eletronics e na Alcateia Distribuidora, onde cuidava de clientes como a Acer, Epson, LG, Lenovo, Wacom, Hewllet Packard e Microsoft. Adriana é formada em Marketing, com MBA em Gestão Executiva de Vendas pela Universidade Anhembi Morumbi e possui especialização Técnica em Hardware pelo Instituto Teccart de Montreal/CA.

LinkedIn:  https://www.linkedin.com/in/adriana-lemos-da-silva-87034a31/

 

Anna Martins, Streamer na Nimo TV

O streaming vai além dos games e Anna Martins mostra que para seguir na profissão de streamer é preciso ter criatividade e muita dedicação.  Com 21 anos, já tinha o hábito de postar vídeos editados nas redes sociais, mas com a pandemia, viu a necessidade de inovar e ir além. Foi quando seu pai falou sobre as plataformas que permitem fazer transmissões ao vivo e interagir com o público e isso bastou para a vida dela tomar um novo rumo. Conquistou a maturidade, independência financeira e vê seu número de seguidores crescer a cada dia na Nimo TV. Atualmente são mais de 13 mil pessoas que acompanham o seu canal, que tem interatividade, gincanas, música, dicas de maquiagem, cosplay e muito entretenimento. Para criar os seus conteúdos, Anna trabalha com um planejamento prévio, de quase um mês.

Suas transmissões acontecem diariamente na Nimo TV, no canal https://www.nimo.tv/annamartinsofc

Caroline Raimundo, Head de Marketing da Acer Brasil

Caroline Raimundo possui 18 anos de experiência em marketing, branding e vendas para os setores de consumo, tecnologia, informática e telecomunicações. Há pouco mais de um ano, lidera a área de marketing da Acer Brasil, empresa em que trabalha a cerca de 10 anos, e onde também já atuou nos cargos de gerência de marketing e vendas. Anteriormente, a executiva passou pelas áreas de marketing e vendas de outras empresas globais, como a Tim e a Melitta. Caroline é formada em Comunicação Social pela Anhembi Morumbi e possui especialização em Gestão Empresarial com Ênfase em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPN).

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/carolraimundo/

 

Keilemeg, Streamer na Nimo TV

Keila Rodrigues é  Keilemeg, um dos destaques da Nimo TV no streaming de games. Com 25 anos e nascida em Tianguá- CE, é apaixonada pelos jogos eletrônicos desde muito pequena, mas nunca pensou que faria dessa paixão a sua profissão. Muito comunicativa, recebeu incentivo de amigos para iniciar a carreira de streamer, jogando GTA V RP – game que dá autonomia para o jogador criar a sua própria história.  Antes de fazer sua primeira transmissão montou uma infraestrutura básica, procurou uma plataforma de fácil acesso, começou a fazer suas lives e com o sucesso veio também um contrato com a Nimo TV. Ela sabe da importância que a mulher tem no cenário dos games e acredita que a presença do público feminino nesse universo pode ser ainda maior, se houver união e foco.

Suas lives acontecem diariamente na Nimo TV, no canal https://www.nimo.tv/keilemeg

Luana Tenório, Aqualua, artista e influenciadora parceira da Wacom

“Só comecei a confiar no meu potencial há poucos anos. Sempre fui ligada à arte e me destacava nas aulas desde a época da escola, mas fazia puramente por hobby e não acreditava que eu poderia trabalhar com isso um dia. Comecei a me envolver seriamente com arte a partir de 2016, um pouco antes de começar com meu canal na plataforma Twitch (canal focado em arte). Desde então, finalmente consegui me encontrar profissionalmente, trabalhando com algo que eu amo fazer, de uma maneira profissional.”

Luana Tenório, a Aqualua, tem apenas 27 anos e muita experiência em diferentes áreas. Começou a carreira profissional na área de Estética e Cosmetologia, então cursou Moda e, em seguida, entrou na Quanta Academia de Artes. Luana já fez parte do projeto da Coral para colorir São Paulo, produzindo artes à convite de Mariana Rocha e Lucas Prada, nas ruas Anita Ferraz, Treze de Maio e Cardeal Leme. “Inclusive é essa é uma das coisas que eu mais sinto falta atualmente, porque andar na rua e ver sua arte ali é maravilhoso demais”, conta.

A artista deu início a carreira de influenciadora a partir da produção de conteúdo artístico na Twitch, mas, por ser mulher ainda enfrenta desafios na área. “Tive que adotar uma postura mais defensiva durante as lives, não por conta da minha arte, mas por ser mulher. Lido diariamente com espectadores que aparecem só para ofender ou pedir para mostrar partes do meu corpo. Apesar de sempre tentar manter a calma nas transmissões, já tive dias que, após terminar a transmissão, me sentia ‘suja’. Eles não estavam lá para apreciar o meu trabalho, mas com outras intenções.”

Ainda complementa: “Trabalhar com arte não é fácil, assim como lidar com o machismo. Mas fico feliz quando olho para o lado e vejo cada vez mais mulheres me acompanhando nas artes. Nós crescemos juntas nesse meio. A gente acaba se apoiando, se protegendo e compartilhando conhecimento para que cheguemos cada vez mais longe. Só não podemos mais abaixar a cabeça para quando nos desvalorizam apenas por ser mulher.”

Em 2020, Luana firmou parceria com a Wacom e deu início a uma crescente curiosidade pelas artes digitais. “Tive uma rápida adaptação e, em poucas semanas, já estava descobrindo muitas possibilidades por meio da criação digital. Venho me aperfeiçoando a cada dia e tenho me encantado com a evolução que tive até o momento.”

 

Mara Ballam é Gerente Executiva da ABREE (Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos)

Mara está à frente das discussões governamentais para a implantação do Sistema de Logística Reversa para eletroeletrônicos no país. Possui 20 anos de experiência em gestão nas áreas de Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança Ocupacional, assim como no desenvolvimento de projetos nas áreas de Meio Ambiente e Sustentabilidade na indústria. Também possui atuação significativa em frentes governamentais por meio das associações do setor eletroeletrônico e eletrodoméstico na área de Sustentabilidade.

Mara criou e gerenciou área de Responsabilidade Social Corporativa da Sony, por 17 anos, especialmente em projetos sociais para Copa do Mundo no Brasil e com diferentes organizações como UNICEF e WWF.

É Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo e Pós Graduada em Direito Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Também possui MBA em Sustentabilidade Especialização em Responsabilidade Social pela Fundação Getúlio Vargas

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/maraballam/

Mari Gamer, Streamer na Nimo TV

Marina Vieira é mais conhecida como Mari Gamer. Com 21 anos, nascida em Itaúna – MG, a jovem é uma das grandes apostas do mundo dos games. Streamando há pouco mais de um ano na Nimo TV, conta com mais de 120 mil seguidores e foi a primeira mulher da equipe Los Grandes. Jogando Free Fire com os amigos e com seus fãs, vê seu público crescer a cada dia, aprendendo a lidar com as dificuldades, como os comentários machistas e fora de contexto.

As dificuldades de lidar com o público e a desconfiança da própria família, que no começo não acreditava que era possível ter os games como profissão, logo foram passando e Mari está realizada, fazendo o que ama e realizando muitos sonhos. Por isso, acredita que a chave para o sucesso é não desistir e fazer sempre o seu melhor.

Suas lives acontecem diariamente, pela Nimo TV, no canal https://www.nimo.tv/mari

Nadia Guimarães, COO do Grupo Daryus

Nádia Guimarães tem 30 anos de experiência nas áreas de TI, gestão empresarial, marketing e de pessoas. Em 2005, a executiva idealizou a unidade de educação do Grupo Daryus, referência em consultoria empresarial e educação nas áreas de tecnologia e gestão. O Instituto Daryus de Ensino Superior Paulista (IDESP), é uma instituição especializada em cursos de pós-graduação nas áreas de Gestão, Tecnologia e Comunicação. “Com a criação do IDESP, conseguimos trazer para os nossos alunos diferenciais exclusivos e novos parceiros, sempre pensando no bem-estar dos profissionais que almejam capacitação para o mercado de tecnologia”, comemora.

De acordo com a pesquisa realizada pela Revelo, o número de convites a mulheres para vagas em tecnologia e gestão de negócios cresceu de 12% em 2017 para 17% em 2019. Ainda segundo o levantamento, mesmo áreas em que as mulheres são maioria, como marketing online (54%), homens dominam cargos de liderança (57%). Com isso, Nadia dá dicas para as mulheres que desejam ingressar nesse mercado e ter sucesso. “O primeiro passo é acreditar sempre no seu potencial, independentemente do ambiente que atua. Eu amo o que faço e demostro isso para os meus colaboradores. Ter metas claras e ir em direção ao o que você quer é fundamental para conseguir os seus objetivos”, comenta a executiva.

Hoje, Nadia atua como Chief Operation Officer (COO) do Grupo Daryus e divide o tempo entre o trabalho e a família. “Costumo dizer que uma vez empresária sua vida profissional e pessoal às vezes é uma só, mas sempre tento manter uma rotina saudável tanto no ambiente do trabalho quanto familiar”. A executiva é mãe de dois filhos, um de 15 anos e outra de 20 anos e é casada há 22 anos e se orgulha da família que formou. Nas horas vagas, Nadia não dispensa um momento com a família e aproveita para contemplar a natureza. “Faz bem para alma e renova as energias”.

Com mestrado em TI pelo Centro Paula Souza, a profissional também é pós-graduada em Qualidade e Produção Empresarial: Logística e Gestão de Processos pelo Instituto de Pesquisas Nucleares da USP (IPEN) e em Consultoria para Pequenas e Médias Empresas pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), de São Paulo.

Nicolle Merhy, ex-atleta de Rainbow Six, CEO da Black Dragons, streamer de e-sports e influenciadora digital.

Nicolle Merhy, mais conhecida como Cherrygumms, é ex-atleta profissional de Rainbow Six e atualmente CEO da Black Dragons, umas das maiores equipes de e-sports do cenário nacional, na qual comanda uma organização com mais de 60 atletas e vários funcionários.

Além disso, é youtuber e streamer na Twitch gerando conteúdo relacionado ao universo gamer. Engajada em causas sociais em prol da igualdade de gêneros, Nicolle também atua como palestrante em diversos eventos nacionais e internacionais.

Eleita pela “Forbes Under 30” em 2019 como um dos destaques de sua geração com somente 22 anos, é uma referência para seus mais de 900 mil seguidores nas redes sociais.

Redes Sociais:

Instagram – 296 mil seguidores.

Facebook – 246 mil seguidores.

Twitter – 109 mil seguidores.

Youtube – 490 mil inscritos.

Twitch – 50,9 mil seguidores.

Nyvi Estephan, apresentadora, influenciadora digital e streamer de games e e-sports

Nyvi Estephan é a principal apresentadora de games e e-sports do país, já tendo apresentado alguns dos mais importantes campeonatos do Brasil e até mesmo mundiais. Entre seus trabalhos de destaque estão: apresentadora do quadro Start no Esporte Espetacular da Rede Globo, canal SporTV, Pro League de Rainbow Six Siege, Call Of Duty Mobile World Championship, o palco principal da GameXp e BGS, e diversos campeonatos de mais de 20 jogos competitivos. Atualmente, Nyvi é embaixadora e apresentadora do Prêmio eSports Brasil do Sportv e das empresas Hyperx onde apresenta o programa Hyperx Drive, Acer no Brasil, e streamer no Facebook Gaming. Em 2019 foi a apresentadora do festival Rock In Rio para a TV Globo e ficou em terceiro lugar entre os maiores apresentadores do mundo no prêmio Esports Awards, o Oscar dos jogos eletrônicos nos USA, sendo a primeira mulher latinamericana a concorrer em qualquer uma das categorias da competição. Logo no início de 2020, Nyvi foi anunciada como uma das repórteres do Big Brother Brasil 20.

Nyvi Estephan é um dos nomes mais conhecidos e importantes do mercado gamer e se destaca como fenômeno da internet com seguidores fiéis que a acompanham tanto em suas redes sociais quanto em suas aparições em eventos por todo o país.

Redes Sociais:

Instagram – 2,2 milhões de seguidores.

Facebook – 1,5 milhões de seguidores.

TikTok – 850 mil seguidores.

Youtube – 414 mil inscritos.

Twitter – 318 mil seguidores.

 

Soraya Di Fonso, gerente nacional de vendas e responsável pelo canal de distribuição da Wacom no Brasil

“A Wacom é uma empresa jovem, criativa, colorida, que nos possibilita trazer novas ideias e implementar nossos conhecimentos. Tem sido um período desafiador por conta da pandemia de Covid-19, porém um bom time faz toda a diferença. O grande objetivo hoje é de desenvolver o canal de distribuição da Wacom no Brasil, que foi muito favorecido também pela nova realidade educacional, por conta dos produtos que auxiliam muito no ensino remoto”, conta Soraya Di Fonso, gerente nacional de vendas e responsável pelo canal de distribuição da Wacom no Brasil.

Soraya tem mais de 20 anos no mercado de Tecnologia, focada no setor de marketing e no canal de distribuição de produtos. Sua trajetória inclui experiências na Intel, Microsoft, Samsung e AMD, onde implementou o programa de parceiros da marca no país.

“Na minha carreira, já sofri assédio emocional por conta de alcançar metas como a garantia de manter o emprego. Mas não deixei que me afetassem como profissional. Acredito que a melhor resposta é o nosso sucesso. Busco sempre tentar não impor algo, mas sim dividir meu conhecimento e minhas ideias como o melhor plano para alcançar determinados objetivos”, explica a executiva.

Soraya é formada em Comunicação Social com ênfase em Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi.

Regina Noppe, co-fundadora e CEO da Dream2B

Há seis anos à frente da Dream2B, Regina é brasileira e canadense com mais de 20 anos de experiência com empresas globais. Em seus feitos, após residir no Canadá por quase 10 anos e de volta ao Brasil,co-investiu e contribuiu para a internacionalizacao de mais de 40 startups brasileiras, incluindo empresas de Inteligência Artificial, Blockchain e VR / AR (realidade virtual e realidade aumentada).

Pós-graduada em e-commerce pelo British Columbia Institute of Technology e especializada em marketing digital pela Universidade de Illinois, Regina esteve presente em grandes empresas globais. Ocupou o cargo de vice-presidente do comitê de tecnologia da Câmara de Comércio Brasil-Canadá. Responsável pela relação comercial e tecnológica dos países Brasil e Canadá, foi agraciada com o título de “Parceira Nobre do Canadá” pelo Embaixador Canadense no Brasil.

No ano passado, Regina teve a honra de liderar a WISE24 no Brasil pelo Women’s Startup Lab, maior hub de aceleracao e liderança para mulheres empreendedoras no Vale do Silício, ajudando a conectar mulheres em ascensão globalmente.

Atualmente está construindo uma plataforma internacional para permitir que as startups mais promissoras acessem mercados globais, capitais e grandes corporações.

Regina já palestrou no exterior, sempre com pautas relacionadas à atração de investidores estrangeiros para as startups brasileiras ou assuntos voltados ao incentivo no empreendedorismo feminino.

“Sempre menciono sobre a importância de sonharmos e acreditarmos em nós mesmos. Foi dessa forma que sai da zona leste de São Paulo, estudando em escolas públicas e fui conquistar o mundo, e desde que fundei a Dream2B minha missão é ajudar com que outros conquistem seus sonhos também e tornem suas ideias locais em sucessos globais”, afirma Noppe, sobre sua trejetória.

Flávia Latella é Sócia Gestora e membra do Conselho Administrativo do Marcelo Tostes Advogados

Bacharela em Direito pela PUC-MG e MBA em Liderança, Inovação e Gestão 4.0 pela PUC-RS, Flávia Latella integra o quadro de Sócios da banca Marcelo Tostes Advogados desde 2008, como Sócia Gestora e membra do Conselho Administrativo, coordenando equipe com mais de 130 colaboradores.

Marcelo Tostes Advogados, escritório comprometido em fazer a interconexão entre a inovação, a tecnologia e o Direito, com equipe formada por cerca de 500 colaboradores é a prova de que o movimento feito por eles “Mulheres no Direito” é uma realidade. A equipe do escritório é formada 66% por mulheres ante 34% de homens. Essa equiparação de gênero também é presente quando se analisa os cargos de liderança, uma vez que o quadro de coordenadores atual é comporto por 52% homens e 48% mulheres.

Flavia foi indicada pela Leaders League em 2017 e 2018 ao guia Litigation and International Arbitration como sócia destaque na categoria “Líderes Altamente Recomendados” como uma das melhores gestoras do país nas áreas de atuação Contencioso Cível. Indicada pela revista Análise Advocacia em 2018, como advogada mais admirada nas áreas cível e consumidor.

Profissional com 15 anos de experiência na área jurídica, com sólida experiência em gestão de pessoas, desenvolvimento de equipes multidisciplinares e administração de contencioso e preventivo. Implementa e coordena equipes jurídicas na área contenciosa e consultiva, acompanhando processos administrativos e judiciais, avaliando a qualidade e os serviços prestados pelas equipes. Participação em reestruturação de equipes, áreas jurídicas e filiais de escritório.

 

Deixe uma resposta

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Valéria on Funk consciente