sábado, fevereiro 4, 2023
InícioInventor baiano cria forno que assa pratos na boca do fogão

Inventor baiano cria forno que assa pratos na boca do fogão

O inventor baiano Jairo Lordelo Vieira tem tudo para revolucionar a indústria de eletrodomésticos. Em busca de maior facilidade e economia na hora de preparar as receitas do dia a dia, ele criou um “forno para boca de fogão”. A invenção, que faz parte do acervo da Associação Nacional dos Inventores (ANI), oferece uma solução incrivelmente prática, versátil e funcional para preparar as refeições.

Com características semelhantes às de um forno comum, o equipamento criado por Vieira trata-se de uma caixa provida de uma adaptação que se encaixa no queimador do fogão. Quando a chama é acesa, as placas internas geram calor, fazendo com que o ar quente circule, assando o alimento. O forno também tem como facilitador espaço ideal para variados tipos de pirex e assadeiras, oferecendo maior praticidade aos usuários.

Jairo garante que o forno para boca de fogão inventado por ele cozinha qualquer alimento, além de assar bolos, pães e outros pratos, e ainda se destaca por ser portátil, podendo ser facilmente transportado para qualquer lugar. “Eu pesquisei e analisei o funcionamento do forno convencional e repliquei o mesmo funcionamento em pequena escala. Assim, o meu forno tem a mesma modalidade de cocção do forno convencional, ou seja, assa qualquer tipo de alimento”, afirma.

A ideia veio de suas experiências em desenvolver soluções para os problemas cotidianos. “Muitas vezes, meu filho ou minha esposa iam preparar um lanche à noite ou uma refeição para uma ou duas pessoas e precisavam acender o forno a gás, que é enorme, gerando um custo altíssimo de gás. O mesmo acontecia com o forno elétrico, já que o custo de energia também é alto. Então, comecei a projetar o forno para boca de fogão e fui amadurecendo a ideia. Depois, um amigo, dono de uma metalúrgica, confeccionou o modelo. O objetivo era aperfeiçoar o projeto. Mas para a minha grata surpresa funcionou de primeira. Então, esse protótipo virou um utensílio lá em casa. Minha esposa faz bolo, pudim, carnes, lasanha e muitas outras receitas e fica tudo perfeito”, conta o inventor baiano.

Além do protótipo já desenvolvido e testado, o forno para boca de fogão também possui patente requerida junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Agora, Vieira busca investidores interessados ​​em licenciar ou adquirir a patente para fabricar e comercializar o equipamento. “O forno que projetei é uma solução que pode ser aplicada de maneira universal. Não existe um nicho pequeno de mercado, afinal, em toda residência as pessoas enfrentam essa situação na hora de preparar pequenas porções”, observa o inventor. Para mais informações sobre o projeto, entre em contato com a ANI.

Serviço:

Associação Nacional de Inventores (ANI)

Endereço: Rua Dr. Homem Melo, 1109, São Paulo (SP)

Contato: (11) 3670-3411 | (11) 94738-4249

Site: www.inventores.com.br

Facebook: inventores.com.br

Instagram: @aniinventores

YouTube: ANI Inventores

Deixe uma resposta

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Valéria on Funk consciente