sábado, maio 18, 2024
InícioEstilo de VidaInteligência Emocional A Grande Questão

Inteligência Emocional A Grande Questão

Inteligência Emocional A Grande Questão

Avaliar suas emoções no processo de análise terapêutica é uma ótima maneira de aprimorar seu conhecimento pessoal e muitas outras habilidades. Desenvolver o nível certo de inteligência emocional pode ajudá-lo a lidar com vários cenários e situações. Ao conhecer e gerir bem as suas emoções, é possível não só melhorar a si próprio, como também contribuir para com os que os rodeiam.

A inteligência emocional é a capacitância de aperceber-se, controlar e avaliar as emoções. Isso inclui a auto realização, autocontrole, motivação, compaixão e aptidões sociais. Ninguém nasce com essa total habilidade pois é algo que se aprimora com o tempo e com um pouco de prática. É considerado ainda mais importante do que o QI para o sucesso geral na vida de qualquer pessoa. Segundo Daniel Goleman, jornalista científico especializado em inteligência emocional, qualquer pessoa tem a possibilidade de desenvolver os  pilares da inteligência emocional.

Gerir suas emoções a fim de desenvolver a inteligência emocional não significa que você tenha que segurar o que sente ou apenas sentir as coisas boas. Assumir o controle de suas emoções significa encontrar maneiras de canalizar seus pensamentos e sentimentos. Saber cultivar e manter bons relacionamentos é outro pilar da inteligência emocional. A empatia é extremamente importante para desenvolver mais inteligência emocional e aumentar sua sensibilidade. Aprimorar suas relações interpessoais é um passo extremamente importante para avançar nesse caminho de sucesso pessoal e profissional. Entre eles estão: redução da ansiedade e estresse, relacionamentos mais saudáveis, maior empatia, melhor equilíbrio emocional.

A inteligência emocional pode afetar a maneira como nos olhamos, nos comportamos, nos movemos em espaços sociais e tomamos decisões para melhorar nossas vidas. Pessoas com inteligência emocional bem desenvolvida costumam apresentar alguns sinais. As pessoas que buscam desenvolver sua inteligência emocional geralmente são capazes de identificar suas emoções mais profundamente. Pessoas emocionalmente inteligentes são curiosas sobre as pessoas ao seu redor.

Ao se importar com a situação dos outros, a empatia se desenvolve, dando lugar ao aprimoramento da inteligência emocional. Compreender seus pontos fortes e fracos não é algo para ser auto depreciativo, mas sim uma ótima maneira de tirar proveito de seus pontos fortes. As pessoas emocionalmente inteligentes se concentram no que realizaram, admiram o caminho que percorreram e pensam no que podem alcançar no futuro com dedicação. Essas pessoas entendem o momento de desligamento do trabalho e das redes sociais, priorizam o sono e, o descanso.

Uma forma eficaz de desenvolver a Inteligência emocional é sem dúvida através da psicanálise com acompanhamento de um profissional de saúde mental qualificado. Onde esse profissional saberá nos conduzir ao auto conhecimento efetivo que favorecera a evolução do ser de forma equilibrada e assertiva.

Inteligência Emocional A Grande Questão

Vanessa Fontana
Psicanalista / hipnoterapeuta
CBPC (Conselho Brasileiro de Psicanálise Clínica) 2022-624

Deixe uma resposta

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

André Hazan on Amigos
André Hazan on O que define a sexualidade?
Valéria on Funk consciente

Descubra mais sobre Life & Fashion Magazine

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading