Envelhecimento ativo, 60+, etarismo, economia prateada e mais
Após uma longa carreira de executiva na indústria farmacêutica, Márcia Sena, que tem como formação acadêmica em Farmacêutica e Bioquímica pela Universidade de São Paulo (USP) e MBA em Processos de Qualidade pela Marquette University (Estados Unidos), se viu entre carreira, família e seus pais, já idosos, precisando de apoio, sem uma empresa que fornecesse isso eficazmente. Dessa experiência nasceu a Senior Concierge que já ajudou mais de 3.000 famílias com suas soluções em seis anos de existência.

Sugestões de pautas sobre comportamento:
- Pauta: Etarismo – a especialista em longevidade ativa e qualidade de vida, Márcia Sena, comenta que é fundamental a sociedade se conscientizar o quanto esse padrão imposto e discriminação podem ser nocivos. Ela comenta casos de famosas que já declararam terem sofrido com o julgamento por causa da idade.
- Pauta- Geração Sanduíche: A geração sanduíche é aquela que está sendo prensada entre duas questões fundamentais: cuidar dos filhos e dos pais idosos. Tarefa normalmente atribuída às mulheres da família e que pode causar esgotamento físico e mental, além de problemas de relacionamento familiar.
- Pauta Diversidade e Inclusão: Na contramão das estatísticas nacionais, empresa de suporte para os 60+ promove diversidade e inclusão de gênero. A empresa tem 100% de lideranças femininas e mulher trans no quadro de funcionários. CEO da Senior Concierge fala sobre importância de práticas mais integrativas com pessoas do gênero feminino e como estas ações geram resultados práticos.
Envelhecimento ativo, 60+, etarismo, economia prateada e mais
- Projeto Social para mulheres vítimas de violência doméstica: Projeto oferece capacitação e promove a independência financeira de mulheres em situação de violência doméstica. Senior Concierge oferece vagas para curso de cuidadora de idosos e capacita mulheres em um dos ramos profissionais que mais cresce no Brasil. Iniciativa estimula a liberdade econômica para interromper ciclo de agressões domésticas
Sugestão de pauta sobre economia:
- Economia prateada e a importância de se pensar o futuro já a partir do presente: Indicadores mostram que as pessoas estão vivendo cada vez mais e que, por isso, há um extenso mercado de consumo para os idosos; especialista pontua que apesar disso, empresas ainda patinam na comunicação com os idosos e explica como esse público pode garantir a manutenção da independência financeira.
Sugestões de pautas sobre saúde:
- Pauta- Sexo e Saúde: Idosos também sentem prazer – uma vida sexualmente ativa traz benefícios para a saúde e bem-estar, em qualquer faixa etária. Mesmo se a frequência for menor nesta idade, não significa que a relação não seja prazerosa. E a experiência pode tornar o ato até melhor. O relacionamento na terceira idade assume um sentido ainda mais importante para a manutenção do bem-estar emocional de quem está na fase mais avançada da vida. A especialista Márcia Sena aborda sobre os benefícios desse envolvimento amoroso entre idosos.
- Reconhecendo a finitude: como familiares e cuidadores devem proceder no fim da vida de idosos: Dicas para que familiares, entes queridos e cuidadores saibam como proceder quando o fim se aproxima.
- Pauta- Enfrentando as diferenças entre as gerações para construir memórias: A pauta aborda sobre a importância do relacionamento entre avós e netos, que alguns fatores podem favorecer ou também dificultar essa relação, por conta da diferença entre gerações.
- Pauta- Idosos que tem amigos vivem mais e melhor: A importância da amizade e a vida social ativa para os idosos, pois traz diversos benefícios à saúde mental, podendo prevenir até doenças cognitivas, como o Alzheimer.
- Pauta- Câncer de próstata atinge 75% dos homens que estão com mais de 65 anos: Especialista em longevidade ativa relata que muitos desses homens descobrem a doença de forma tardia, por concepções machistas sobre o cuidado com a saúde, como por exemplo, de que o homem precisa ser o porto seguro da família e não pode ser vulnerável.
- Pauta- Alzheimer: Especialista explica como familiares e cuidadores podem lidar com a doença de forma mais leve: O Alzheimer atinge cerca de 1,2 milhões de pessoas no Brasil. De acordo com a ABRAz, a doença se desenvolve em três fases e a especialista em longevidade ativa explica qual é o papel da família nesse processo.
- Pauta- Idosos sem rotina podem ter quadros depressivos ou estagnação das funções cognitivas: Especialista em longevidade ativa orienta que uma pessoa da terceira idade com rotina organizada tem mais autonomia e qualidade de vida.
- Pauta- Fazer metas é fundamental para quem quer ter uma longevidade ativa e qualidade de vida: Especialista dá algumas sugestões que podem ajudar pessoas maduras a criarem metas para 2023.
Encaminho alguns links de participações da Márcia Sena na mídia para você conhecer melhor o perfil dela.
Entrevista para a Jovem Pan: https://youtu.be/xfq8kgwqsgI
Entrevista no PodCast Ponto de Fala: https://youtu.be/SIpoPA26C7o
Entrevista na CNN: https://www.cnnbrasil.com.br/
Entrevista na IstoÉ: https://istoe.com.br/a-
Leia tambem: Notable Brazilian Awards