quarta-feira, setembro 22, 2021
InícioCulturaCrescimento do  empreendedorismo  na área da cultura e teatro movimenta o mercado

Crescimento do  empreendedorismo  na área da cultura e teatro movimenta o mercado

 

O empreendedorismo de vários segmentos teve um crescimento considerável principalmente na época da  pandemia, um deles é a cultura e o teatro ,nesta edição convidei o ator Ivo Ueter um exemplo de empreendedor e vai nos contar a sua  trajetória .

Ele atua desde 1993, e ao longo destes anos já participou em mais de 40 espetáculos e outros trabalhos audiovisuais trocando experiência com diversos artistas e diretores Ele nos conta que em 2012 deu início o seu lado empreendedor, quando montou a Cia dos Reis e foi a partir de um encontro de alguns artistas aplicados e empenhados em fazer um trabalho diferenciado dentro da área artística, visto que as oportunidades ficavam muito restritas. Então, através de um grupo de estudos, lançou o primeiro espetáculo em 2014, sendo assim, a CIA vem se mantendo com espetáculos em diversos segmentos, como diretor da Cia ele  dirigiu 18 produções entre os anos de 2012 a 2020, tendo ficado no topo da lista de quem mais produziu espetáculos no ano de 2017, entre as produções de destaque, Castelo Rá-tim-bum e como ator, recebeu  indicações como melhor ator coadjuvante nos anos de 2016 e 2019 com o espetáculo Louca Terapia, autoral e apaixonado  pela profissão.

Ele disse ficar feliz em abrir espaço não só para atores com experiência mais também atores com menos experiência segundo ele os artistas tem liberdade de fazer os espetáculos e sair quando aparece um filme, uma novela, e depois retornar para a CIA novamente  quando falamos em idealizadores Ivo disse o trabalho é sempre em equipe e que ele tem ao seu  lado artistas fortes apoiando e desenvolvendo trabalhos .

 Ele conta que ao longo do ano a Cia costuma contratar uma média de cem artistas, incluindo atores, atrizes, técnicos, serviços terceirizados, assessoria de imprensa, realmente vários profissionais .

Quando perguntamos se a Cia é totalmente independente ou ela tem o apoio de editais ,ele disse que o único espetáculo que teve recursos do edital PROAC na primeira  temporada foi o espetáculo “Ra Tim Bum “ apresentado no  Memorial da América Latina e confirma que  a Cia se mantém com os próprios recursos ,ele acredita que o público da Companhia é fiel ,pois o mesmo assiste e já logo confere o próximo espetáculo ,lembrando que a Cia faz turnês ,projetos escolares ,circulando dentro e fora da capital  .

Durante  a pandemia a Cia mergulhou em momentos de reflexão e assim eles  estarem  prontos par para fazer um retorno claro com energia seguindo os protocolos de segurança  .os espetáculos que estão retornando, tanto infantis quanto adultos, são peças que o público vinha pedindo ao longo desse tempo de pandemia.

Ivo fala sobre o Teatro no Brasil e diz que é uma arte transformadora e pouco valorizada infelizmente por esse atual governo ,ele fala que não tem medo de afirmar isso e que considera o teatro ser menos valorizado .

Mais ele disse que o teatro é uma cura que  ensina e transmite mensagens positivas,é importante para o  artista que está no palco e também pra quem é espectador, a pessoa sai de lá realmente transformada, com algum outro tipo de mensagem. Então, é uma arte milenar, muito antiga, que a gente não pode deixar morrer, mesmo com toda essa dificuldade para se manter, o teatro é algo que tem que ser levado à diante. Cada artista que tem uma CIA de teatro ou cada ator que se empenha para poder um bom trabalho no espetáculo, estar deixando um legado. Aquela criança que assiste um espetáculo, como no caso do infantil, quando é mais jovem ela guarda essa recordação pra sempre. O adulto que vai ver a comédia da Cia , no final de semana, ele sai de lá um pouco mais leve, relaxado, então é muito importante continuar fazendo esse trabalho.

Finalmente ele fala sobre os próximos projetos  ,ele disse que os espetáculos infantis que tiveram bom retorno de público e crítica, voltam agora, reformulados e conta a novidade. Depois de cinco anos sem produzir um espetáculo adulto, porque os espetáculos, por sorte, fazem diversas temporadas,  vem  para o mês de Outubro com um suspense cômico e também musical, chamado “O Crime Cor de Rosa”,é a  nova aposta da CIA dos Reis, por se tratar de um projeto maior, que envolve diversos profissionais e a gente está fazendo esse trabalho com muito empenho e carinho, esperando ter o mesmo retorno e sucesso que tivemos nos projetos anteriores, como “Louca Terapia” e “Querido Amigo“.

Confira os espetáculos  de sucesso da Cia :

Contatos redes sociais da CIA:
https://www.instagram.com/

https://www.facebook.com/

Sobre o Ivo: https://ivoueter.wixsite.

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Valéria on Funk consciente