Henrique Avancini busca repetir pódio histórico no Mundial de ciclismo mountain bike

Principal nome da modalidade no Brasil, o integrante do Time Ajinomoto tenta superar problemas físicos para conquistar nova medalha no Mundial da França

Com o objetivo de esquecer todos os problemas físicos que o atrapalharam nesta temporada, o ciclista brasileiro Henrique Avancini, integrante do Time Ajinomoto e maior nome do Brasil no ciclismo mountain bike, chega para a disputa do Campeonato Mundial da modalidade, que começa nesta quarta-feira (24) em Les Gets (França), pronto para voltar a fazer história. Após o inédito vice-campeonato na prova do short track (XCC) obtido na edição de 2021 do Mundial, Avancini tentará pelo menos repetir o pódio na edição deste ano e também buscar um ótimo resultado na competição principal do evento, o cross country olímpico (XCO).

Henrique Avancini busca repetir pódio histórico no Mundial de ciclismo mountain bike
Divulgação Henrique Avancini, do ciclismo mountain bike, é atleta do Time Ajinomoto

“O ano de 2022 tem sido repleto de muitos desafios e contratempos. Minha principal barreira tem sido os problemas físicos variados. Faz parte do contexto pela exposição às condições climáticas diversas, mas estes problemas aconteceram em momentos críticos na temporada. Acredito que consegui contornar bem a situação e fiz uma boa preparação para o Campeonato Mundial de Les Gets. Estou colocando toda a minha energia nesta competição”, disse Avancini.

Recentemente, o ciclista brasileiro enfrentou uma infecção pulmonar que inclusive o tirou de ação de uma etapa da Copa do Mundo de MTB, realizada em Mont-St-Anne, no Canadá, no começo de agosto. Agora, o foco é mostrar que os problemas foram superados e conquistar um ótimo resultado no Mundial da França.

“Optei por dar um pouco mais de atenção na preparação do XCC. O resultado do ano passado foi excelente, com o vice-campeonato mundial. Superar esse feito seria a realização de um grande sonho”, disse o integrante do Time Ajinomoto, referindo-se à medalha de prata obtida no Mundial de Val di Sole, na Itália, em 2021.

Henrique Avancini busca repetir pódio histórico no Mundial de ciclismo mountain bike
Divulgação Henrique Avancini, do ciclismo mountain bike, é atleta do Time Ajinomoto

A disputa do XCC – realizada em um trajeto mais curto e que costuma ter a duração de cerca de 20 minutos – será na sexta-feira (26), a partir das 12h45. Já o XCO (mesma prova disputada nos Jogos Olímpicos, que costuma ter em torno de 1h30min de duração) acontecerá no domingo (28), com largada programada para 10h15, sempre no horário de Brasília.

Henrique Avancini busca repetir pódio histórico no Mundial de ciclismo mountain bike

Apesar do desgaste físico ocorrido nos últimos meses, Henrique Avancini diz que a utilização da suplementação por meio do aminoVITAL® GOLD foi fundamental para sua recuperação na preparação para o Mundial de MTB. “O aminoVITAL® me ajuda a  suportar cargas de treino mais agressivas. Com a infecção, tive que reduzir muito a intensidade dos treinos. Uma vez recuperado, precisei aumentar essa carga e o aminoVITAL® me ajudou a absorver esses treinos mais agressivos”, explicou o integrante do Time Ajinomoto.

Sobre o Projeto Vitória

O Time Ajinomoto faz parte do Projeto Vitória, iniciativa criada pela empresa em 2003, no Japão, e que chegou ao Brasil em 2019 com o objetivo de contribuir para o fortalecimento do esporte nacional. Atletas olímpicos e paralímpicos compõem o grupo e recebem suporte nutricional, como a orientação sobre o uso de aminoácidos por esportistas de alto rendimento.

Sobre a Ajinomoto do Brasil

Presente no Brasil desde 1956, a Ajinomoto é uma multinacional japonesa e referência mundial em aminoácidos. A empresa oferece produtos de qualidade tanto para o consumidor como insumos para as indústrias alimentícia, cosmética, esportiva, farmacêutica, de nutrição animal e agronegócios. Atualmente, a unidade brasileira é a terceira mais importante do Grupo Ajinomoto fora do Japão, atrás apenas da Tailândia e dos Estados Unidos. A linha de produtos da empresa voltada ao consumidor é composta pelo tempero umami AJI-NO-MOTO®, AJI-SAL®, Tempero SAZÓN®, Caldo SAZÓN®, SAZÓN® Tempera & Prepara, RECEITA DE CASA™, HONDASHI® e SABOR A MI®, além das sopas individuais VONO®, VONO® Proteína e da linha de sopas cremosas e claras VONO® Chef. Também se destacam os refrescos em pó MID® e MID Zero™, o azeite de oliva extra virgem TERRANO® e o azeite de oliva tipo único TERRANO®, o SATIS!® Molho Shoyu, além de aminoVITAL® GOLD e aminoVITAL® GOLD DRINK MIX, produtos compostos por nove aminoácidos essenciais para a recuperação de atletas e entusiastas do esporte. No Brasil, a companhia também atua no segmento de food service (alimentação fora do lar). Com quatro unidades fabris, localizadas no estado de São Paulo, nas cidades de Limeira, Laranjal Paulista, Valparaíso e Pederneiras, e sede administrativa na capital, emprega cerca de 3 mil funcionários e atende tanto ao mercado interno como ao externo. O Grupo Ajinomoto obteve faturamento global de US$ 10,2 bilhões e nacional de R$ 3 bilhões no ano fiscal de 2021. Atualmente, está presente em 36 países, possui 120 fábricas e cerca de 33 mil funcionários em todo o mundo. Para saber mais, acesse www.ajinomoto.com.br.

Deixe uma resposta