terça-feira, dezembro 6, 2022
InícioCulturaModernismo apresenta suas faces por Fernanda Karolino no Circolo Italiano em São...

Modernismo apresenta suas faces por Fernanda Karolino no Circolo Italiano em São Paulo

Modernismo apresenta suas faces por Fernanda Karolino no Circolo Italiano em São Paulo. Em homenagem ao centenário do modernismo brasileiro de 1922, a artista plástica Fernanda Karolino, autodidata natural de Campos dos Goytacazes – RJ, radicada em São Paulo – SP onde se estabeleceu como empresária na área de restaurantes.

A artista exala sensibilidade ao retratar 26 obras, neste último dia 20.10 no Circolo Italiano
em São Paulo, localizado na Av. Ipiranga, 344 – 2o andar – Centro Histórico de São Paulo, São Paulo – SP, 01046-926.

Quem passa pelo Centro de São Paulo não tem como não notar um edifício alto, com a frente ovalada, bem na esquina das avenidas São Luiz e Ipiranga. A imponente construção de 46 andares e 151 metros de altura era o prédio em concreto armado mais alto da América do Sul em 1966, quando foi inaugurado. O que muitos não sabem é que lá dentro do Edifício Itália, seu nome oficial, pulsa um pedacinho do país europeu. O Circolo Italiano San Paolo, criado em 1911 por um grupo de imigrantes que se estabeleceu no Brasil, no local desde a construção do prédio e ainda hoje em plena atividade. Em dois andares do edifício está instalado um restaurante com cardápio de receitas clássicas italianas, salão de jogos, salão de festas, biblioteca e ainda cursos de italiano, além de uma programação de palestras e exposições de obras de arte na Galeria Edmondo Biganti.

Desde as últimas décadas do século 19 imigrantes italianos começaram a chegar em grande número ao Brasil, boa parte deles se estabelecendo na capital paulista, que enriqueceu com a exportação de café e queria se transformar numa cidade moderna.
Foi fundamental a contribuição dos italianos neste desenvolvimento – na indústria, comércio, na arquitetura, nas artes e especialmente na criação de uma culinária que trouxe sabores que acabaram formando o paladar do paulistano. Eram tão numerosos que chegaram a representar nas primeiras décadas do sec. XX, um terço dos habitantes de São Paulo – SP.

Modernismo apresenta suas faces por Fernanda Karolino no Circolo Italiano em São Paulo

A Mostra Individual e raríssima , apresentou obras de arte assinadas por Karolino, entre eles jornalistas, poetas, arquitetos, políticos, escultores, pintores músicos e mastro. Responsáveis pela organização e realização do evento conhecido como (SAM) semana de arte moderna de 1922 e contou com apoiadores como UNIDEIAS , World Art Show/ Sula Costa e Circolo Italia SP. Depois de ter se dedicado a família e atividades profissionais, retomou a sua carreira de artística plástica, e, atualmente é Diretora Executiva da ArtExpo Brazil ,ex-diretora de eventos da APBA Associação Paulista de Bellas. Sua dedicação e versatilidade entre Figurativo e Abstrato a levou, em tão pouco tempo de retomada na carreira a participar de inúmeras exposições e Leilões de arte.

Após o sucesso foi a Mostra Virtual do dia 25.04.2022, onde a artista apresentou faces desconhecidas de vários modernistas, alguns deles apagados pela memória, sempre curta, de nossa história, através da plataforma da Galeria Affresco e homenageou à Semana de Arte Moderna, que passou a ser conhecida como Movimento de 22.

Modernismo apresenta suas faces por Fernanda Karolino no Circolo Italiano em São Paulo
Modernismo apresenta suas faces por Fernanda Karolino no Circolo Italiano em São Paulo

A artista reconheçe a importância de cada personagem por ela retratada, e, acredita que, sem eles, o objetivo de renovar o ambiente artístico-cultural e mostrar o que havia de inovador na escultura, arquitetura, música e literatura brasileira naquele momento, teria sido em vão.

Modernismo apresenta suas faces na Semana de Arte Moderna Nesses trabalhos, a artista apresenta um mix de técnicas que são reflexos daquele movimento que rompeu com o conservadorismo de uma arte que seguia padrões tradicionais, principais características da época. Fernanda Karolino teve seu trabalho publicado na Revista Artrilha IX em 12/2021.
No ano 2021 ingressou no mercado de arte NFT, sendo representada pelo NAP Studio.

Prêmios:
Medalha de Prata no Salão da Fauna APBA, 2022.
Medalha de Prata no Salão 80 anos da ABPA, 2022.
Medalha de Ouro, 1o lugar no Salão de Arte Moderna da ABPA, 2021.
Mensão Honrosa no Salão de Artes 2021 da
AACM / MYCA 2021.
Prêmio Eu quero tudo com o
Artrilha 2021.

Modernismo apresenta suas faces na Semana de Arte Moderna no Circolo Italiano SP

 

Foto: Acervo Pessoal
Fonte : Rosita Cavenaghi
Edição : Costa Consulting CO | MTB 0003600/ GO

Saiba mais:

Sula Costa
Sula Costahttp://www.sulacosta.com
Sula Costa nasceu em Anápolis, GO. Jornalista e empresária, estudou marketing no Brasil. Em NY, trabalhou com produtoras cinematográficas internacionais, Organizações de Instituto de Pesquisa em Preservação do Meio ambiente na ONU. Estudou produção de TV na Califórnia , designer gráfico e fotografia em NY. Trabalhou em projetos de restauração,construção e intervenção, planejamento culturais para o Brasil . Cobriu os principais eventos econômicos do Brasil em New York; trabalhou como correspondente internacional para o jornalista Gilberto Amaral e Casa do Brasil Internacional em Nova Iorque. É Diretora Executiva da Costa Consulting,, empresa de consultoria e fomento cultural em Brasilia e, World Art Show em Sao Paulo, empresa que apoia a arte visual do Brasil.

Deixe uma resposta

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Valéria on Funk consciente