quinta-feira, dezembro 1, 2022
InícioEconomia e NegóciosBrasileiro desenvolve peças que geram maior potência a motores

Brasileiro desenvolve peças que geram maior potência a motores

Inventor da Associação Nacional dos Inventores (ANI) formado em Direito, Emerson Guerra atualmente dedica-se ao desenvolvimento de peças e componentes que prometem melhorar o desempenho dos veículos no dia a dia.

Um dos projetos criados por ele é o redesenho das bronzinas e buchas para motores em geral que, além de maior economia, aumenta a potência e a vida útil dos motores. “Eu criei um sistema inovador de auto lubrificação, adicionando sulcos transversais dentro das buchas e bronzinas”, explica.

Emerson também desenvolveu uma válvula de cabeçote com cabeça convexa, que facilita a saída dos gases de explosão, dando mais agilidade e facilidade para os motores, diminuindo o gasto de combustível ao mesmo tempo que aumenta a potência e torna a aceleração mais rápida.

“Com esse novo design a performance do motor será três vezes mais eficiente. A aerodinâmica em um motor de alto giro faz com que o funcionamento seja mais livre e uniforme, evitando aquecimento desnecessário”, observa.

Aficionado por mecânica, Emerson também projetou um sistema de injeção para otimizar a performance dos sistemas de turbina e melhorar a utilização do ar. “As turbinas atuais passam muito calor do caracol quente (lado de escape) para o caracol frio (lado de admissão) e, às vezes, o intercooler não dá conta de resfriar por completo o ar quente que passa por ele”, esclarece.

Emerson explica que esse fator pode comprometer outras peças, fazendo com que o motor perca a potência em dias de muito calor, gerando aumento do gasto de combustível e poluição, além do desgaste da turbina, ocasionando uma possível quebra precoce.

“A nova turbina que desenhei conta com espaçamento entre o caracol quente e caracol frio, evitando a condução de calor do caracol quente para o caracol frio. Isso melhora a performance e a qualidade do ar comprimido para dentro do motor, contribuindo para uma mistura de combustível e oxigênio, ocasionando assim ganho de potência, economia de combustível e menos poluição”.

Por fim, Emerson desenvolveu um pistão e modificou seu formato atual, adicionando frisos em sua saia lateral, o que promete diminuir a área de atrito em 50%, além de melhorar a queima de combustível e aumentar a potência do motor. “É comum encontrarmos nos modelos de pistões atuais, dilatação em excesso e, consequentemente, engripamento nas camisas quando em funcionamento. Isso acontece, pois, o seu formato atual é antiquado e isso acaba prejudicando a queima de combustível, gerando poluição em excesso.”

O pistão projetado por Emerson possui um friso de dilatação em sua cabeça, apropriado para suportar a dilatação de dentro para fora. “O círculo de dilatação possui um desenho triangular na cabeça do pistão, porém, somente na parte de dentro, para evitar o acúmulo de fuligem ocasionados pelos gases de explosão durante o seu tempo de uso.”

Todos os projetos já têm patente requerida junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Para mais informações, entre em contato com a Associação Nacional dos Inventores (ANI).

Serviço:

Associação Nacional dos Inventores (ANI)

Endereço: Rua Dr. Homem Melo, 1109, São Paulo (SP)

Contato: (11) 3670-3411 | (11) 94738-4249

Site: http://www.inventores.com.br

Facebook: inventores.com.br

Instagram: @aniinventores

YouTube: ANI Inventores

Deixe uma resposta

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Valéria on Funk consciente