terça-feira, outubro 19, 2021
InícioCulturaArtista plástico Dilson Cavalcanti - Artist in Residence

Artista plástico Dilson Cavalcanti – Artist in Residence

Artista plástico Dilson Cavalcanti – Artist in Residence. A cidade de São Paulo, tornou-se a capital mais famosa do Brasil por promover eventos culturais.

“Denomina –se o projeto “ Mona Lisa Brasileira” , reverenciando as mulheres transformadoras da época e de suas histórias de vida”

Em 2 de maio de 2019 foi celebrado o quinto centenário da morte de Leonardo Da Vinci. Um dos precursores da atividade de divulgação científica, o artista já havia percebido, no século 15, a importância da difusão do conhecimento, ao estabelecer que o dever do homem da ciência é a comunicação.

Inspirado na arte clássica de Da Vinci, o artista plástico Dilson Cavalcanti reverencia os 500 anos da morte artista com o projeto de customização da obra icônica Mona Lisa , trazendo a memória algumas mulheres que foram de suma importância e ganharam destaque no cenário brasileiro, tendo como plano de fundo as suas obras.

A  Exposição Monalisas Brasileiras foi inaugurada no dia 10 de outubro na Estação de Metrô TRIANON MASP (entrada corredor FIESP), na Av. Paulista em São Paulo – SP, Brasil, e, estendeu-se  até o dia 30 de novembro de 2019.

É com muita honra que o artista Dilson Cavalcanti anunciou ser o 1º artista brasileiro a homenagear Leonardo da Vinci no aniversário de 500  anos de sua morte, em um projeto inédito, que é exclusivamente de sua criação e autoria, trazendo a memória algumas mulheres que foram de suma importância na nossa cultura e ganharam destaque no cenário brasileiro.

Artista plástico ganha destaque internacional por aliar sua obra à projetos

Monalisa Brasileira Carmen Miranda

Artista plástico Dilson Cavalcanti – Artist in Residence

O artista possui um jeito singular no formato de sua arte tornando –se um dos artistas mais populares da cidade de São Paulo com seus projetos criativos, depois da criação do projeto Monalisas Brasileiras , foi a vez do  artista celebrar no mesmo ano,  os 50 anos da Copa México 70, no dia 21 de junho de 2020 onde  Brasil celebrou 50 anos da conquista do Tri Campeonato Mundial de Futebol Copa do México 70.​

Dessa forma, sendo este momento histórico para o futebol mundial, o artista Dilson Cavalcanti projetou sua homenagem em uma obra impressão sobre tela, trazendo como plano de fundo sua obra original, porém com a camiseta da seleção brasileira naquela ocasião estampando de maneira sua categoria arte.

​O CAMPEONATO, portanto, foi um marco para a política, economia e abertura dos conceitos democráticos, capitalismo, bem como, o moderníssimo social, juntamente com o desenvolvimento tecnológico em todas as áreas da indústria, agricultura, moda, comunicação.

Assim, o futebol brasileiro, foi importante para o desenvolvimento da América do Sul em sua totalidade, sendo assim, o artista plástico Dilson Cavalcanti, inspirou-se na temática e celebra o CINQUENTENÁRIO DO TRI CAMPEONATO MUNDIAL DA COPA MEXICO 70.

Obra prouzida pelo artista Dilson Cavalcanti parao CINQUENTENÁRIO DO TRI CAMPEONATO MUNDIAL DA COPA MEXICO 70.

Atualmente o artista  participa da Exposição Jardim Botanico  – Exbição idealizada pela World Art Show, dirigida pela jornalista Sula Costa no Espaço Ortobom Arquitetura & design, que é inspirada no Botanical Garden de New York  no The Living Art of Roberto Burle Max mostrando conexoes entre seus projetos paisagisticos e as artes que os definem por um artista moderno por excelência.


Os Ipes produzidos pelo artist a Dilson Cavalcanti é destaque na Exposição Botanical Garden de New York  no The Living Art of Roberto Burle Max

 Sobre Dilson Cavalcanti

Reconhecido pela arte abstrata, o pintor têm suas obras em Frankfurt (Alemanha), Alicante (Espanha) e Orlando (EUA). De forma intuitiva, iniciou sua carreira há 12 anos e traz em seu DNA o talento e paixão pela arte. O artista que sempre gostou da arte abstrata, a forma de compor cores e linhas e, expressar através delas, emoções e percepções.

No início de sua atividade como artista plástico Dilson Cavalcanti , que é empresário na capital paulista, usava pincel, tela e acrílico,e, com o passar do tempo conquistou novas experiências, adquiriu e descobriu novas técnicas, através de estudos e pesquisas ao lado do pintor e professor Rubens Pontes.

Em sua trajetória, o artista plástico sempre evidenciou sua personalidade através de suas obras. Do acrílico sobre tela, Dílson Cavalcanti buscou novas bases como cartolinas e papelão bem como técnicas com espátula e pintura sobre base lavada. O resultado é um trabalho fluido, com cores transparentes, visual rico e impactante.

​O resultado é um trabalho fluido, com cores transparentes, visual rico e impactante que chegou a ser comparado com Jackson Pollok , pintor norte-americano, que foi referência no movimento do expressionismo abstrato.

Autodidata e criativo, o artista plástico Dilson Cavalcanti cria com a alma, extraindo da emoção as pinceladas que desvendam a sutil leveza e harmonia das cores.

Site: https://www.dilsoncavalcantifineart.com/

​Midia Social: Instagram @dilsoncavalcanti_artista

Fotos: Acervo pessoal
FonteCosta Consulting CO – Brasília -DF
Edição: Redação

Saiba mais:

Governador de Goiás promove Goiás Fomento para driblar crise de empresários goianos

Sula Costahttp://www.sulacosta.com
Sula Costa é goiana, natural de Anápolis, GO. Formou-se em Publicidade, Marketing e Jornalismo. Em NY, trabalhou com produtoras cinematográficas internacionais, Organizações de Instituto de Pesquisa em Preservação do Meio ambiente na ONU. Estudou produção de TV na Califórnia , designer gráfico e fotografia em NY. Trabalhou em projetos de restauração,construção e intervenção, planejamento culturais para o Brasil . Cobriu os principais eventos econômicos do Brasil em New York; trabalhou como correspondente internacional para o jornalista Gilberto Amaral. É Diretora Executiva da Costa Consulting,,, empresa de consultoria e fomento cultural em Brasilia e, World Art Show em São Paulo, empresa que apoia a arte visual do Brasil.

Deixe uma resposta

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Valéria on Funk consciente