#lifefahionmag #fashion #magazine #news #brazilusa #celebrity #famous #lifefahionmag #fashion #magazine #news #brazilusa #celebrity #famous #lifefahionmag #fashion #magazine #news #brazilusa #celebrity #famous

A paisagem pós-impressionista da impressionante artista plástica Neura Costa transmite um clima de paz e de lírica serenidade

Neura Costa, nasceu em Álvares Machado SP. Formou-se em pedagogia na faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Presidente Prudente, fez mestrado e doutorado em Sociologia da Administração na UNESP- SP.

Dotada de uma forte sensibilidade romântica, Neura Costa revela uma acentuada predisposição em retratar a natureza.

Artista teve  seus trabalhos expostos no Brasil e no exterior, sendo premiada na Itália

Learn More


Dotada de uma forte sensibilidade romântica, Neura Costa revela uma acentuada predisposição em retratar a natureza, onde encontra inspiração para transportar sobre a tela paisagens cujas cores são plasmadas numa luminosidade envolvente.

Particularmente hábil em retratar horizontes de modo harmonioso, tanto na estrutura quanto na prospectiva, a artista absorveu a lição dos impressionistas para desenvolvê-la numa atmosfera lírica brasileira, alcançando assim uma pintura viva e brilhante, realizada por uma paleta bem nutrida.

Ela estende a matéria com toques breves que se sobrepõem, fixando tons e meios tons num empasto repleto de luz, os quais deixam se envolver num clima ao redor das imagens para que elas resultem mais intensas. Com uma uniformidade de estilo, as obras, criadas com uma constante felicidade de inspiração, carregam uma mensagem de poesia e de musicalidade primaveril.

Embora a paisagem seja sua temática predominante, a artista pinta flores e frutas com o mesmo fervor. Em fases diferentes, algumas paisagens transmitem frêmitos que podem lembrar uma certa pintura na qual a luz chega a transfigurar as coisas, fazendo-as parecer quase aparições.

Na obra Campo Florido, doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, traços expressivos definem a forma com autoridade, tons vibrantes e sonoros criam um clima de paz e serenidade.

A Artista


A partir da década de 70, freqüentou o ateliê de pintura do Colégio Santa Marcelina de Botucatu e do Colégio Cristo Rei em Presidente Prudente. Entre 1990 e 1999, participou do grupo Verarte no ateliê de Salvador Rodrigues. Seguiu cursos de desenho e aquarela com Keiko Koga (1995). Participou de cursos de pintura nos ateliês de Álvaro Lima, no Espaço Adegean (1999/2001), Samira Darwiche (1999) e Alberto Lume (2002). Em 2000, cursou a Scuola Professionale per l"Arte e il Restauro, da Associazione Bottega d" Arte Fiorentina, em Florença, Itália, retornando em 2003 para freqüentar o Studio di Ferdinando Bernardini. Freqüentou ainda o Studio Risalita Lucetta, em Florença, Itália (2003, 2004 e 2005).

Entre as inúmeras exposições individuais e coletivas de que participou no Brasil e no exterior destacam-se: Espaço Cultural do Prudenshopping, de Presidente Prudente, SP (1992/2002); Caixa Econômica Federal, em São Paulo (Itaim Bibi e Campo Belo) (1996); Espaço Cultural da Banca Popolare di Milano, Florença, Itália (2001); Fundação Dionísio Pinheiro e Alice Cardoso Pinheiro, Museu Agueda, Portugal (2002); Espaço Cultural do Supremo Tribunal Federal, Brasília, DF (2003); Spazio Villa Marin, San Giorgio di Nogaro, Itália; e Galleria Via Larga, Florença, Itália (2004).

Foi premiada com o XX, XXI e XXII Prêmio Florença no Centro Cultural Firenze-Europa Mario Conti, Itália (2002, 2003 e 2004). Possui obras em diversas coleções particulares no Brasil e no exterior, bem como no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.


Para conhecer o trabalho da artista Neura Costa acesse o Instragram: @neurappcosta



Divulgação: Sula Costa