World Art Show apresenta o artista plástico Ari Acioli no Showroom Pacaembu 1849 em São Paulo

Artista Plástico Ari Acioli é destaque em Mostra de Arte no Showroom Pacaembu 1849. O artista Alagoano, natural de Maceió - AL, cidade da costa litorânea do nordeste brasileiro reconhecida por suas belas paisagens naturais. Desde criança até os dias de hoje sua visão de sua terra natal é marcada pelos mil tons verde-esmeralda do mar que banha as praias daquele lugar, um recanto tropical do país onde o sol, a luz e as cores dominam a paisagem, o que certamente o influenciou na busca de sua expressão estética.

Desde a infância se destacou pelo apreço ao desenho e à pintura. A incursão, durante a adolescência, pela cultura local da música, da dança e do folclore, o conduziu a um refinamento dos sentidos e uma paixão cultivada pelas cores vibrantes, movimentos de fitas, contas coloridas, tecidos brilhantes, tudo acompanhado em ritmo de percussão e melodias marcantes.

Artista Plástico Ari Acioli

Aos 18 anos, teve a oportunidade de passar um ano na Itália, onde obteve seu primeiro contato com obras clássicas da pintura, escultura e arquitetura, expandindo sua experiência de observação estética, e de tal experiência ficam gravados em sua memória os intensos tons azuis de Giotto. Retornando à sua cidade, dedica-se aos estudos de Arquitetura onde, além de aprofundar técnicas de projeto e de construção, busca se expressar exaustivamente com o desenho manual e artístico. Em 1993 ganha um concurso para pintura das cabines dos telefones públicos da cidade, onde sua arte, com a representação da cultura e do folclore local, foi vista por todos ao longo de toda a orla marítima.Na segunda metade dos anos 1990, retornou à Itália onde reside por três anos. Nessa fase, explorou aquarelas e pastel retratando paisagens de montanha e janelas das casas típicas das montanhas Dolomitas e das colinas da Toscana. Um dos seus trabalhos foi selecionado para uma exposição que reunia artistas internacionais na cidade de Incisa Valdarno, próximo à Florença.


A partir dos anos 2000, já de volta ao Brasil e vivendo na região Sul do país, integra um studio de arquitetura dedicado ao projeto e construção de igrejas e espaços sacros, o que foi a chance de se aproximar dos afrescos e murais, mosaicos, modelagem em argila e vitrais, desenvolvendo estudos e produções com essas técnicas.

Paralelamente, desenvolve práticas em artes visuais no Atelier Livre Xico Stockinger (Porto Alegre - RS) e no atelier-escola do artista Carlos Olivares (Florianópolis - SC), tendo assim os primeiros contatos com a pintura a óleo de retratos, paisagens e naturezas-mortas, e participando de exposições coletivas locais.

Em 2017, residindo em São Paulo, associa-se ao MAM (Museu de Arte Moderna) e frequenta cursos de pintura com modelo vivo. No desejo de expandir o seu campo de expressão, se lança em executar pinturas-mural em ambientes de hotelaria, embelezando e trazendo personalidade aos espaços.

Título da obra: "Tempesta" Nome do artista: Ari Acioli Dimensões: 90 x 90 Ano: 2019

Em 2019, ingressa na Barcelona Academy of Arts, em Barcelona-Espanha, onde se dedica à formação aos moldes da tradição clássica e dos preceitos do realismo através do método dos grandes ateliers acadêmicos do século XIX. E durante a sua temporada espanhola é convidado a integrar a exposição “El Mur” promovida pelo Ajuntament de Barcelona, onde apresenta a elogiada série de ilustrações “Danzas brasileñas”, um leque de expressões da cultura e do folclore brasileiro oferecidas em forma lúdica e bela ao público catalão, exposição esta que foi estendida ao evento anual do Bairro de Poblenou (Poblenou Open Night).


De volta temporariamente ao Brasil devido à pandemia de 2020, Acioli continua explorando a arte figurativa-realista, desenvolvendo uma série de retratos e pinturas em que explora técnicas clássicas em carvão e pastel, prometendo ainda este ano uma exposição com essas obras. E paralelamente, se dedica à diagramação de ilustrações para o livro “Strande Land – Experimental Piano Works for Children”, by Daniel Rofer, a ser lançado em breve, em New York-USA .


Atualmente o artista expõe seus trabalhos nexpõe seus trabalhos na capital paulista, no Showroom Pacaembu 1849, que é parceira da World Art Show – empresa que fomenta artistas plásticos no Brasil.


Ari Acioli Artista Plástico

https://www.ariacioli.art.br/

Instagram : @ariacioli.art

Assessoria de Imprensa : Sula Costa

(Brasil) + 55 (61) 3045-6949

CEL: + 55 (61) 98176-6121

MTB: 0003600/GO

http://www.sulacosta.com

E-mail: [email protected]